17.11.15 | Escrito por: O Bom de Viajar

Novembro Azul: um guia pelas melhores barbearias do Brasil

Um roteiro para deixar barba, bigode e saúde em dia

Conteúdo atualizado em 16 de novembro de 2018.

 

Novembro entrou no calendário mundial como o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul, campanha nacional idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, desde 2012 chama a atenção da população brasileira, principalmente a masculina, sobre a importância da prevenção e tratamento contra a doença, que mata quase 14 mil homens por ano no país.

 

Montagem com elementos de barbearia, o laço do novembro azul e o logo da Movember Foundation.

 

O Novembro Azul foi inspirado no Movember (mistura das palavras em inglês MOustache + noVEMBER), um movimento que surgiu na Austrália em 2003, cujos objetivos são os mesmos da iniciativa brasileira: quebrar o preconceito da população masculina de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque (essencial na prevenção contra o câncer de próstata). Em diversos países, o Movember vai além de uma campanha de conscientização: muitos homens cultivam os bigodes (símbolo do movimento) e se reúnem para falar sobre a saúde masculina.

 

Foto de Anderson Santos.

E para você deixar a saúde e o visual em dia, O Bom de Viajar convidou um dos barbeiros mais requisitados de São Paulo, o talentoso Anderson Santos,  para dar dicas sobre estilo, cuidados e bem-estar. Confere aí:

 

 

O Bom de Viajar – Quais os estilos de barbas e bigodes mais procurados atualmente?

 

Anderson Santos – A barba cheia, estilo lenhador, está em alta. O uso do bigode com a barba ou até mesmo só o mustache são os mais requisitados.

 

Bomde – E quais os cuidados básicos para manter o barba em dia?

 

Santos – É importante manter a pele do rosto sempre limpa, lavar após as refeições, ao acordar e antes de dormir. Usar esfoliante duas vezes na semana, para evitar pelos encravados, um shampoo para barba e bigode, e um óleo finalizador para hidratar os fios. O ideal para quem quer deixar a barba e bigode crescerem é buscar um barbeiro para dar formato a barba, e facilitar a manutenção no dia a dia.

 

Bomde – Os homens estão mais vaidosos ou é só modinha?

 

Santos – Acredito que os homens estão sim mais vaidosos. Estão aderindo a procedimentos estéticos, ao uso de cosméticos, passam mais tempo em academias e se preocupam com a aparência em geral. Estão antenados nas tendências e buscam sempre estar bonitos e modernos.

 

Bomde – Tá rolando algum papo sobre o Movember entre os homens na barbearia? Estão se mobilizando no Novembro Azul?

 

Santos – Alguns homens aderiram ao movimento e deixaram apenas o bigode crescer, para fortalecer o Movember. Os que já deixaram a barba crescer e estão com ela grande permanecem assim, com a barba e o bigode juntos.

 

Bomde – E para você, qual a importância da campanha?

 

Santos – Acho de extrema importância os homens se conscientizarem. Geralmente cuidamos muito da aparência e deixamos a saúde de lado, postergando a ida ao médico e a periodicidade para fazer exames.

 

 

Imagem principal do post. Homem de costa recebendo um corte de cabelo em barbearia despojada, paredes de tijolo.

 

Cuide do visual e também da saúde no Novembro Azul, campanha de luta e prevenção contra o câncer de próstata

 

 

Painter’s brush (já usada pelos atores Brad Pitt e Zac Efron), Balbo (as famosas barbas de Christian Bale e Robert Downey Jr.) ou Full Beard (adotada por George Clooney, Ben Afflek e Justin Timberlake). São vários os estilos de barba e bigode para você escolher. Gostou da ideia e quer fazer parte do movimento? Preparamos uma lista bem bacana com algumas barbearias superdescoladas pelo Brasil, para que os nossos nobres viajantes transformem seus belos bigodes em marca de qualidade de vida e, é claro, saúde. Anota aí:

 

Foto de barba estilo Painter's Brush.
Painter’s Brush (Foto: www.ties.com)
Foto de barba estilo Balbo.
Balbo (Foto: www.ties.com)
Foto de barba estilo Full Beard.
Full Beard (Foto: www.ties.com)

 

 

Barbearias em São Paulo

 

Com a ordem “toalha quente, chopp gelado”, a barbearia Corleone, com quatro unidades na capital paulista, oferece diversos rótulos de cerveja para venda, além de um ambiente incrível, totalmente inspirado nas antigas barbearias de Nova Iorque.

 

Também na capital paulista, a tradicional Barbearia 9 de Julho também possui quatro unidades espalhadas pela cidade. Com navalha ou máquina, aqui você encontra serviços de alta qualidade, em um ambiente que faz um resgate histórico, através das fotos e da decoração, sobre o ofício de barbeiro.

 

A Big Boss é uma barbearia com decoração old school. Além dos serviços clássicos como corte de cabelo, barba e bigode, por lá rola fazer também limpeza de pele e Dia do Noivo. Entre um atendimento e outro, é possível pedir uma cerveja gelada.

 

 

Fachada da Barbearia Corleone.
Barbearia Corleone (Foto: Divulgação)

 

Parte interna da Barbearia 9 de Julho.
Barbearia 9 de Julho (Foto: Divulgação)

 

 

Barbearia Big Boss. Motoneta ao fundo.
Barbearia Big Boss (Foto: Divulgação)

 

 

 

Barbearias no Rio de Janeiro

 

D.O.N Summer Ale é o saboroso e gelado chopp Ale oferecido aos frequentadores da barbearia D.O.N Barber & Beer. E, como o nome sugere, além do chopp da casa, o local tem uma carta super especial para os amantes da cerveja. Presentes no Leblon, Barra da Tijuca, Gávea e Ipanema, são uma boa pedida para cuidados especiais com a barba e o bigode.

 

Na animada e boêmia Lapa, a barbearia Del Rey conquistou os cariocas pelo clima aconchegante e preços atrativos. Quase na hora do happy hour e esqueceu de aparar o bigode? A equipe antenada da Del Rey pode ser a salvação.

 

A underground Homegrown BarberShop tem um ambiente despojado e cheio de atitude, seguindo a mesma linha da galeria de arte e da sua marca de streetwear. A barbearia está localizada na Tijuca.

 

Se você estiver passeando no shopping e quiser dar um trato no visual, vale visitar a Barber Chopp. O que chama a atenção de cara é a motocicleta que faz parte da decoração. O espaço ainda oferece o primeiro chope gratuito aos clientes. Há unidades em três shoppings cariocas: Shopping Downtown, Shopping Novo Leblon e ParkShopping Campo Grande.

 

Quem também tem um chopp cortesia, ou um espresso caso você prefira café, é a barbearia Rio Antigo. A decoração vintage remete a tempos passados, da época das barbearias clássicas.

 

 

Barbeiros e clientes do D.O.N Barber & Beer.
D.O.N Barber & Beer (Foto: Divulgação)

 

 

 

Barbearia Del Rey
Barbearia Del Rey (Foto: @barbeariadelrey)

 

 

 

Homegrown BarberShop
Homegrown BarberShop (Foto: @homegrownbarbershop)

 

Barber Chopp
Barber Chopp (Foto: @barberchopp)

 

 

Barbearia Rio Antigo
Barbearia Rio Antigo (Foto: Divulgação)

 

Barbearias em Aracaju

 

Uma programação bacana rola todas as quintas-feiras no Sr. Bigode, em Aracaju. Além de corte, barba e bigode, quem passa por lá encontra música boa, discos de vinil, sebo de livros e até comida de rua. Meninos, diversão e descontração esperam por vocês!

 

Outra opção superbacana pros rapazes de Aracaju é a O Mestre Barbeiro. O diferencial do espaço, além do atendimento de primeira, são os happy hours com chopp. Tem até quem se reúna por lá para curtir uma partida de futebol.

 

 

Decoração do Sr. Bigode.
Sr. Bigode (Foto: Facebook Sr. Bigode)

 

 

 

Barbeiro aparando a barba no O Mestre Barbeiro.
O Mestre Barbeiro (Foto: Divulgação)

 

 

Barbearias em Belo Horizonte

 

Com o conceito de “fast beauty”, o Kbloo Barber Shop, na Savassi, em BH, é voltado para homens modernos e que gostam de um atendimento rápido e eficiente sem abrir mão dos cuidados com a aparência. Se você ainda curte rock n’ roll e blues, vai adorar o espaço, que é decorado no estilo das barbearias americanas do passado (com fotos, recortes de jornal, revistas de época e muito mais).

 

A barbearia Seu Elias, com quatro unidades em Belo Horizonte, é referência na capital mineira pelo atendimento personalizado. É um lugar onde a equipe de profissionais é formada pelo próprio fundador e o serviço feito com excelência é garantido!

 

A Barbearia Clip é uma opção superdescolada em Belo Horizonte. Com três unidades na capital mineira, a Clip tem decoração vintage com referências a motocicletas e cultura pop. Além dos serviços tradicionais, são oferecidos também spa, limpeza de pele e muito mais.

 

 

Cliente recebendo corte de barba no Kbloo Barber Shop.
Kbloo Barber Shop (Foto: Divulgação)

 

 

 

Barbearia Seu Elias.
Seu Elias (Foto: Divulgação)

 

 

 

Área interna e decoração do Barbearia Clip.
Barbearia Clip (Foto: Divulgação)

 

 

Barbearias em Curitiba

 

Com uma atmosfera retrô, a Barbearia Clube tem um espaço chamado ‘Espaço do Rei’ e promete aos frequentadores regalias de majestade. Serviço de acupuntura e dia do noivo também são especialidades da casa, que possui uma unidade nas Mercês, uma no Centro Cívico e outra em Água Verde. o/

 

Na Rei da Barba, a experiência é como antigamente: toalha quente e navalha. Mas se você quiser cuidar de todo o visual, tem também hidratação capilar, podologia, massagens, entre outros serviços.

 

Se a vibe é curtir um happy hour depois de fazer o cabelo e a barba, a Navalha Beer & Co é a escolha certa. Sendo um mix de barbearia e bar, o local tem um espaço para curtir cervejas artesanais, petiscos ou destilados. Além disso, o Navalha Beer & Co também tem um estúdio de tattoo todo decorado em estilo retrô.

 

 

Serviços de luxo do Barbearia Clube.
Barbearia Clube (Foto: Divulgação)

 

 

Decoração da parte interna. Rei da Barba.
Rei da Barba (Foto: Divulgação)

 

 

Fachada do Navalha.
Navalha (Foto: Divulgação)

 

 

Barbearias em Porto Alegre

 

Na descolada barbearia La Mafia, em Porto Alegre, além de barba, cabelo e bigode, os rapazes também podem fazer tatoo, tomar uma cerveja, fazer churrasco e jogar sinuca. Um verdadeiro clube do bolinha que pode ser encontrado em cinco unidades na capital gaúcha.

 

Barbearia e boutique com produtos da Serra Gaúcha no coração de Porto Alegre. Essa é a proposta da barbearia Bacchica, no bairro Bom Fim, que pretende levar os clientes a uma viagem à cultura dos imigrantes italianos.

 

Foto tirada de cima. Elementos de barbearia. Pentes, pomada de barba, lâminas.
La Mafia (Foto: @lamafiabarbearia)
Corte sendo realizado no Bacchica.
Bacchica (Foto: Divulgação)

 

Os guris que precisam de cuidados mais frequentes podem ter vantagens participando do programa de fidelidade “Clube da Barba”, na QOD Barber Shop. As lojas de Porto Alegre contam com ambiente moderno e agendamento online.

 

O Club House Concept é um espaço que reúne, além da barbearia, um coworking, salão de jogos, tattoo studio, música ao vivo, estúdio de gravação e muito mais. É para curtir bem tranquilo, depois de dar aquela renovada no visual.

 

Equipe do QOD Barber Shop.
QOD Barber Shop (Foto: @qodbarbershop)
Club House Barber Shop. Área interna.
Club House Barber Shop (Foto: Divulgação)

 

Agora que você já sabe como deixar o visual em dia, não se esqueça da saúde! A informação é sua principal aliada no combate ao câncer de próstata e, no site do Novembro Azul, você encontra várias dicas para se prevenir (entre elas, exames médicos de rotina, alimentação balanceada e exercícios físicos regulares). Seu corpo é seu templo, então bora apoiar essa causa? 😉