12.12.16 | Escrito por: O Bom de Viajar

Guia Copacabana de boa viagem

Copa e Leme, um roteiro pelos queridinhos do Rio

Conteúdo atualizado em 01 de junho de 18.

 

Ela é carioca, super divertida, democrática, um clássico da Cidade Maravilhosa. Faz a alegria de quem curte vida boa e praia durante o dia. E não deixa ninguém na mão quando o assunto é agito noturno.

 

Dona de uma das orlas mais famosas do Brasil e do mundo, suas areias são o palco de uma das festas de Réveillon mais disputadas do planeta.

 

Vizinha da elegante Praia do Leme, Copacabana não tem comparação.

 

Percorremos esses dois bairros, que juntos formam um estilo único. Unanimidade entre turistas e cariocas.

 

Quer saber o que fazer em Copacabana? Então vem pra cá, que o guia de boa viagem pela Princesinha do Mar vai começar!

Orla de Copacabana

“No mar estava escrita uma cidade” – Carlos Drummond de Andrade

 

 

Da orla aos monumentos históricos, do mar aos restaurantes, Copacabana é um dos bairros mais queridinhos dos moradores e visitantes, não temos dúvidas.

 

E pra encerrar o ano cheio de bossa e alto-astral, que tal curtir dias incríveis por lá? Fizemos um guia completo sobre o que fazer por lá pra todo mundo se dar bem.

 

Copacabana e Leme, sigam-nos por aqui.

 

Um mar de felicidade

 

A verdade é só uma: Copacabana existe para nos fazer feliz. Então, se joga!

 

Se durante a sua trip pelo Rio você só quiser ficar pelo bairro – do dia à noite – tudo bem.

 

Mar, areia e calçadão são o coração do bairro e não faltam opções do que fazer. Caminhar, tomar banho de sol, mergulhar, corridinha, bate-papo, andar de bike, skate, roller ou só ficar de bobeira vendo o tempo passar pela famosa Av. Atlântica pode e tá liberado!

 

E pra ficar melhor, preparamos um roteiro incrível, cheinho de dicas da galera local, gente do Rio, de Copa, do sol, do mar pra aproveitar ao máximo. Não vai perder essa, vai? Bora começar!

 

 

Bolinho de Bacalhau do Pavão Azul
Bolinhos de bacalhau por @almostlocals.

 

Petiscos portugueses no Adega Pérola
Adega Pérola por @divandonobalcao.

Tenha uma coisa em mente: carioca que é carioca gosta de botecar.  E pra sentir esse clima alto-astral, corre pro Pavão Azul. A boa é beber em pé mesmo, além de ser atendido pelo Aurélio. Não vá embora sem pedir os famosos bolinhos Pataniskas de bacalhau (que são bolinhos de bacalhau sem a batata, puro bacalhau). Delícia!

 

Na Adega Pérola, bar clássico de petiscos portugueses, a porção de sardinha frita e alho em conserva é pedida garantida. Clássico é clássico e não pode faltar no roteiro de ninguém, né? E o Boteco Belmonte é um desses lugares. Quer apreciar umas das melhores comidas de boteco da região, com clima descontraído e vista de novela? Agora você já sabe onde ir. 

 

Pra quem gosta da autêntica bebida brasileira, uma passada no Galeto Sat’s é obrigação. Tá em Copacabana desde 1976 e tem uma das maiores cartas de cachaça do Rio. Além disso, bem pertinho do Sat’s fica o Cervantes, que tem o clássico sanduíche de pernil com abacaxi que é uma delícia.

 

Ainda na rota gastronômica, a La Trattoria e a Cantina Donanna são duas ótimas opções de culinária italiana em Copacabana.

 

Cachaça do Galeto Sat's
Cachaça do Galeto Sat’s por @tomlimarj.
Sanduíche de Pernil com Abacaxi
Sanduíche de pernil com abacaxi por @dopaoaocaviar.

 

 

Comida brasileira, cervejinha gelada e música animada? Descontração é a vibe do Restaurante Xexéu.

 

Tá, e o batuque e o cavaco? Pra botecar e sambar, tudo junto e misturado, vá ao bar Bip Bip, do irreverente Alfredinho, que não tem erro. Todas as quintas o samba tá garantido. Um clássico imperdível pra incluir na agenda. 

 

Já que a música entrou na roda, o Mud Bug é um bar com jukebox, cerveja, boa música e gente bacana. É também por onde o nosso colunista Pepe Fiamoncini está quando não está se jogando em mais uma aventura da sua coluna Go Outside.

 

Vontade de comer um arroz de polvo? O restaurante português Alfaia é o melhor lugar.

 

Um dos cantinhos mais tradicionais e favorito da galera cult carioca é o La Fiorentina. Artistas, intelectuais e jornalistas são figuras fáceis por lá. Clientes ilustres são convidados a assinar as colunas e paredes do salão que faz parte da decoração. Na calçada, uma homenagem ao ilustre frequentador do restô, a estátua do compositor Ary Barroso (1903-1964) cria todo o clima de outros tempos.

 

Pub Escondido, CA = cardápio extenso de cervejas e hambúrgueres deliciosos. A dica aqui é: não deixe de pedir com couve frita, ok?!

 

 

Decoração do @restaurantexexeu

 

Mud Bug - bar com jukebox
Jukebox do Mudbug.
Hamburguers do Pub Escondido, CA
Hamburguer do @pubescondidoca.

 

Coluna assinada no La Fiorentina
Colunas do La Fiorentina por @joseloreto.

 

 

E pra quem curte cozinha espanhola, as dicas são o Venga e o El Born. Amor em forma de tapas. <3

 

Agora, pensa num restaurante chinês SUPER tradicional: Chon Kou, claro, bem na orla. Ops, mas você prefere japonês? Então vá ao Azumi, tão bom e tradicional quanto o chinês.

 

Acho que estamos muito bem servidos, né?!

 

 

Cinema Roxy
Cinema Roxy é um dos mais antigos do Rio.
Gaia Art & Café
Gaia Art & Café por @iamrachelwho.

 

 

Pra fazer um programinha cultural, o Roxy é um dos cinemas mais antigos e clássicos do Rio. Um dos últimos cinemas de rua da cidade e vale muito a visita.

 

Quem gosta de misturar arte, espaço cultural, bistrô e café, o lugar é o Gaia Art & Café. O Gaia é a união de tudo isso e mais um pouco. Na programação, diferentes espetáculos, e no cardápio, pratos exclusivamente à base de alimentos orgânicos e artesanais. Demais!

 

 

Fogos de artifício

Réveillon de Copa

Uma das festas mais disputadas do MUNDO, sem exageros. As areias de Copacabana recebem na virada do ano mais de 2 milhões de pessoas para a queima de fogos que dura mais de 16 minutos. Gente de todos os lugares, muita música e confraternização, fazendo da noite um espetáculo único.

 

 

Estátua de Carlos Drummond de Andrade na orla de Copacabana.
Foto por Marcelo Carvalho.

 

Estátua Dorival Caymmi
Foto: Redação Veja.

Drummond e Caymmi

 

Ele fica o dia todo ali (e noites também), sentado sobre as ondas, feito de pedras portuguesas, reflexivo e calado… Já nem se importa com a multidão e as centenas de fotos que fazem na sua presença. A estátua do poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, ex-morador do bairro, é atração da orla de Copa desde 2002. Quer fazer um clique também? A escultura fica próximo ao posto seis, na Av. Atlântica.

 

E para os fãs do querido cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, a justa homenagem está na praia desde 2008. Uma escultura em tamanho real, cheia de bossa e simpatia. Para registrar e conhecer, a obra fica na altura da Rua Francisco Otaviano, também no posto seis, próximo à Vila dos Pescadores. Dois grandes ícones brasileiros ao seu dispor. 🙂


+ Arte em Copacabana

 

Já que o papo cultural está rolando, a Galeria Movimento Arte Contemporânea é um dos espaços mais bacanas para apreciar obras de novos artistas brasileiros e suas linguagens. Tem sempre uma exposição temática ou individual acontecendo por lá.

 

E aos adeptos das feiras livres, sempre no fim do dia, a Feira Noturna de Copacabana tem trabalhos artesanais pra levar pra casa.

 

+ Passeios em Copacabana

 

Bairro tradicional tem sempre passeios que são clássicos, né? Então anota aí pra não perder nada. No Forte de Copacabana dá pra curtir a vista, conhecer o museu e fazer visita guiada. Aproveitando que está por lá, é imprescindível dar uma passada na Confeitaria Colombo e escolher uma das gostosuras e curtir o pôr do sol. Vai ser demais!

 

+ Noite em Copacabana

 

Pra curtir uma balada alternativa e under (literalmente), vá no Fosfobox. É diversão garantida!

 

Morro do Leme

 

Pra quem curte caminhada e natureza, vale fazer uma trilha pelo Morro do Leme para conhecer o Forte Duque de Caxias. Um percurso de 800 metros em plena Mata Atlântica pela reserva que termina no pico do morro e uma vista de tirar o fôlego.

 

 

Quer curtir o melhor de Copacabana, com muito conforto e todas as mordomias que você espera quando está viajando, sem ter que sair do bairro? Temos três incríveis opções de hotéis para você:

 

Grand Mercure Rio de Janeiro Copacabana

Mercure Rio de Janeiro
Copacabana

Novotel Rio de Janeiro Leme

 

 

 

 

E aí, já bateu uma super vontade de sentir toda essa energia boa da Cidade Maravilhosa e aproveitar as belezas de Copa e do Leme? Difícil não querer, né?!

 

 

Temos certeza, você vai adorar! 😉