11.04.17 | Escrito por: O Bom de Viajar

Go Outside – Fernando de Noronha

Todas as aventuras do arquipélago que é um tesouro brasileiro

O Bom de Viajar escrito nas areias de Fernando de Noronha

Unir esportes de aventura, adrenalina e paisagens de tirar fôlego são algumas das muitas especialidades do nosso embaixador de emoções, Pepe Fiamoncini.

.

E se falamos no Pepe, vocês já sabem: é o Go Outside na área.

.

Dessa a vez a diversão vem acompanhada de vistas espetaculares, muitos mergulhos, trilhas, natureza exuberante e águas transparentes, num dos destinos mais lindos do m u n d o, que fica aqui no nosso Brasil.

.

Não poderíamos ter escolhido lugar mais fantástico. Preparados? \o/

.

Fernando de Noronha, aí vamos nós!

Foto panorâmica de praia em Fernando de Noronha, mar azul e calmo com arquipélagos ao fundo. Letreiro Go Outside aparece sobre a água.

Fernando de Noronha: 26km² de paisagens naturais surreais. Felicidade em forma de ilhas, praias e muita aventura

.

.

Aventureiros ou não, quem nunca sonhou em conhecer Fernando de Noronha?

.

Um dos destinos mais incríveis do mundo fica aqui, em terras verde-amarelo, e isso nos enche de orgulho.

.

Prometemos que vocês vão ficar sem ar, não só por conta das trilhas e mergulhos, mas principalmente pelas incontáveis vistas incríveis.

.

Então pé na estrada, porque Noronha não pode mais esperar. \o/

.

.

.

O arquipélago

.

Fonte: www.noronha.pe.gov.br

Fernando de Noronha faz parte do estado de Pernambuco, na região Nordeste. São 21 ilhas, numa extensão de 26 km². Mas só uma delas é habitada, é a que leva o mesmo nome do arquipélago. As outras estão na área do Parque Nacional Marinho e só podem ser visitadas com licença oficial do IBAMA.

.

Pra quem curte saber um pouco de história:

.

O conjunto de ilhas foi descoberto há mais de 500 anos e serviu como presídio para condenados de longas penas. No século XVII foi ocupada por holandeses e no XVIII por franceses. Apenas em 1737 os portugueses tomaram a ocupação do arquipélago e construíram o maior sistema defensivo fortificado da época no Brasil. O local foi um dos pontos cruciais para Charles Darwin formular a sua teoria da evolução das espécies em 1832.

.

.

.

Ready, set, go!

.

Feitas as apresentações, partiu aventura. Com a palavra, Pepe!

.

A viagem pra Noronha começa muito antes do embarque, e essa é uma das primeiras dicas.

.

.

A preparação começou nas lojas de mergulho, onde fizemos questão de comprar todo material de mergulho como máscaras, snorkel, nadadeiras, roupas de neoprene finas, botas de borracha e é claro, a inseparável câmera Go Pro.

.

Todas essas peças podem ser alugadas lá em Fernando de Noronha, mas dependendo da quantidade de mergulhos que serão feitos, vale mais a pena comprá-las. No nosso caso, fizemos snorkel em every single beach, ou seja, andamos sempre com carteira, celular e equipamento de mergulho.

@pepefiamoncini

.

.

.

Dica: se possível, faça um curso de mergulho básico antes da trip, para ter mais liberdade e aproveitar mais as áreas sem restrições. Afinal, você estará em Fernando de Noronha, e quanto mais explorar as possibilidades, melhores serão suas experiências.

.

.

.

Dito isso, que comece a viagem!

.

Nossa trip começa no aeroporto de Recife, onde pegamos o voo para Noronha.

.

Ao desembarcar é necessário pagar a taxa de estada do Arquipélago referente à preservação ambiental. O bacana é que essa taxa pode ser paga antes, o que facilita a vida e evita filas no desembarque, né? Atualmente, o valor é de R$68,74 por dia. Mas vale verificar o preço quando você estiver organizando a viagem de fato.

.

Além disso, é necessário o pagamento da entrada do parque com validade de 10 dias no valor de R$99,00 para brasileiros.

.

.

.

E agora, quanto tempo devo ficar por lá?

.

Pra organizar melhor a viagem, separamos algumas dicas por atividade. Assim fica mais fácil decidir o que você quer fazer por lá X quanto tempo quer ficar.

.

Então vamos lá!

.

.

#Trilha Atalaia longa

.

Essa trilha leva em torno de 4 horas, fazendo ela de uma forma bem tranquila.

.

A caminhada percorre toda a Costa Leste do arquipélago, passando por berçários naturais de peixes, onde o uso de protetor solar é proibido (por questões de preservação). São três piscinas naturais de água cristalina, onde dá pra ver desde peixinhos coloridos super pequenos até filhotes de tubarões. Pensa em lindeza!

.

Vale lembrar que pra esta trilha a contratação de guias é obrigatória.

.

.

@pepefiamoncini

#Canoa Havaiana

.

O passeio de canoa pode ser contratado diretamente na praia do Porto (Baía e Porto de Santo Antônio).

.

Tivemos a honra de ter como amigo e comandante o Alef Alves da Silva, campeão brasileiro de Canoa Havaiana, nativo da ilha, que dá role com a galera e ainda é instrutor de surf. \m/

.

Alef levou a gente pra curtir o nascer do sol no mar. Começamos às 6h30 e levamos em média uma hora. Alerta de belezas marítimas: neste passeio são grandes as chances de avistar golfinhos nadando coladinhos em você. Já imaginou que incrível?

.

.

#Mergulho de cilindro

.

Com uma visibilidade inacreditável, água quentinha e ampla vida marinha, é impossível estar em Noronha e não querer mergulhar. Todos os pontos de mergulho são ótimos.

.

Para os mais experientes, vale lembrar o Naufrágio da Corveta Ipiranga V17, que aconteceu em 1983 e é um dos mais famosos do país. Hoje a embarcação é atração a cerca de 60m de profundidade. Está super preservado, com quase todos os objetos da tripulação no interior.

.

.

#Snorkel

.

Este equipamento deve ser o seu amigo inseparável durante essa trip. Os lugares são tão espetaculares que quem não tiver um snorkel pode acabar se arrepender muito. Lembrem-se disso! 😉

.

Os melhores pontos de mergulho são a Praia do Sancho, Cacimba do Padre (a do Morro Dois Irmãos), Baía dos Porcos, Baía Sueste e Praia do Porto de Santo Antônio (Baía Santo Antônio). Nesta última é possível chegar a um naufrágio de 10m de profundidade.

.

@pepefiamoncini
@pepefiamoncini

.

.

#Passeio de barco

.

As chances de ver golfinhos em Noronha são altíssimas, então, se você é louco por esses simpáticos habitantes da ilha, não pode perder a chance.

.

.

.

.

O passeio passa por diversas praias, acompanhado pelas explicações de um dos marinheiros. Pra completar, a pranchinha é uma diversão à parte, onde você é literalmente rebocado por um cabo. A graça está em mergulhar fundo e ficar muito tempo submerso. Barato, divertido e uma nova experiência. Selo de aprovação do Pepe! 😀

.

.

.

As praias da Ilha

.

Pepe mergulhando de snorkel ao lado de uma tartaruga.
@pepefiamoncini

As praias de Fernando de Noronha são como pequenos paraísos particulares. Cada uma com detalhes que as tornam únicas.

.

.

#Praia do Sueste

.

Aqui vale fazer snorkel e se encantar com a beleza das tartarugas. Aliás, se você tiver equipamento de mergulho, é bom levar para evitar o aluguel.

.

.

#Praia do Sancho

.

Não é toa que a Praia do Sancho foi eleita a mais bonita do mundo 3 vezes.

.

Ao chegar à praia, dá pra ver toda a extensão de areia e o mar de cima. Dedique alguns minutos admirando, porque vale muito a pena!

.

Pra descer até a praia é necessário passar por uma escada que fica entre as pedras. Mas não se preocupe porque é bem fácil. A visibilidade da água é surpreendente, e este é um ótimo ponto de mergulho, onde podem ser vistas diversas tartarugas e corais.

Pepe de snorkel olhando para o pôr do sol de dentro da água.
@pepefiamoncini

.

Pepe mergulhando num ângulo de 90 graus em direção ao fundo do mar.
@pepefiamoncini

 

Pepe no barco pronto para mergulho na Praia do Sancho.
@pepefiamoncini
Foto metade embaixo da água, metade fora. Pepe nadando em água cristalina com snorkel.
@pepefiamoncini

 

Pés de pato em direção ao por do sol.
@pepefiamoncini

.

.

E o espetáculo não termina aí não. Ainda na Praia do Sancho, é possível ir ao mirante que tem uma vista incrível pro Morro Dois Irmãos e pra praia. Ponto perfeito pra garantir as melhores fotos. Imperdível!

.

.

#Mirante dos Golfinhos

.

Para fazer esse passeio é preciso acordar cedão e chegar ao Mirante por volta das 6h da manhã. Motivo: ver a entrada dos golfinhos-rotadores na baía.

.

Curiosidade: os golfinhos costumam se alimentar e se reproduzir em águas abrigadas.

.

Desvantagem: pode ser que eles não apareçam. 🙁 Isso aconteceu a gente. Nesse caso, os visitantes conseguem ver os golfinhos de longe, com a ajuda de binóculos fornecidos pelos biólogos presentes. Ainda assim, vale a pena!

.

.

.

E o que mais fazer em Noronha?

.

.

#Pôr do sol

.

O pôr do sol da Ilha é cinematográfico. Alguns locais como o Bar do Meio, a Capela de São Pedro e o Forte do Boldró, são locais especiais para isso. Quem estiver num clima mais romântico, vale até pedido de casamento, viu? Fica a dica!

.

.

#Para comer bem

.

Almoçar na Pousada Maravilha, jantar na Pousada Zé Maria, Pousada Teju Açu, Pousada do Vale, Pousada Triboju ou no restaurante Mergulhão, ao lado do Porto, são excelentes dicas. Delícias da gastronomia brasileira com vistas de tirar o fôlego.

.

.

#Para beber

.

O Bar do Meio tem uma culinária ótima e uns bons drinks, sem falar do visual lindo, é claro. É um lugar perfeito para passar uma tarde bem divertida, fazer snorkel e tirar boas fotos.

.

.

@pepefiamoncini

#Rapel

.

Para os amantes de natureza e dos esportes radicais: Noronha também é um destino ótimo pra vocês. O Morro do Pico tem um irmão menor chamado Piquinho, e nele é possível fazer uma trilha de 40 minutos e rapel. Visual + adrenalina pra incluir no roteiro.

.

.

#Projeto Tamar

.

A galera do Projeto Tamar sabe tudo sobre a ilha e dá pra acompanhar a desova das tartarugas ou alguma captura para marcação quando você estiver por lá. Também rolam palestras super legais, sobre diferentes temas, todos os dias às 20 horas. Confere a agenda e faça contato para saber mais detalhes.

.

.

#Aluguel de buggy e outros transportes

.

Alugar um buggy, mesmo com a diária um pouco cara (em média R$220,00), vale pela comodidade e facilidade na hora de se deslocar entre as praias.

.

A outra opção é pegar táxi ou até pedir carona (isso mesmo, acenando na estrada), que acaba saindo mais barato e muito divertido.

.

.

Essa viagem é com certeza um sonho! E o melhor, é um destino não só pros aventureiros de plantão… Vale viajar com a família, rola fazer uma trip romântica ou curtir com os amigos e ficar de boa.

.

O arquipélago oferece uma imensidão de coisas para se fazer, basta um pouco de tempo e alguma economia pra encaixar tudo no roteiro (que realmente, não é tão barato). Nossa opinião: não tem preço que pague a alegria de viver essa emoção!

.

Para realizar a prática dos esportes que mencionamos aqui, como rapel, mergulho e trilha, nossa sugestão é dar uma olhada na página da Woopie Sports, que indica várias empresas bacanas em Noronha. 😉

.

Estamos muito felizes, nossa trip foi demais! Obrigado mais uma vez, Pepe e Woopie Sports!

.

Até o próximo Go Outside.