28.09.17 | Escrito por: O Bom de Viajar

Guia Santa Felicidade de boa viagem

O bairro de Curitiba que é uma autêntica festa italiana

Vem cá, conta pra gente: o que é felicidade pra você? Boas companhias? Amor? Família? Viagens? Dos pequenos aos grandes prazeres da vida, hoje, para nós, felicidade é um prato cheio.

 

Risotos, lasanhas, bruschetas, massas e todas as suculentas receitas italianas, para ser bem específico. O Bom de Viajar foi visitar uns dos bairros mais charmosos e apetitosos de Curitiba: Santa Felicidade

 

Com tradições italianas desde sempre (da arquitetura à mesa) turistar por lá é só alegria. Bravo! Vem com a gente e descubra por que o bairro é famoso por sua gastronomia. Tutti buona gente!

 

 

 

 

 

Santa Felicidade: o bairro que é uma legítima cantina italiana

 

 

Uma passada rápida por Santa Felicidade e logo você vai perceber que o bairro é um pedacinho da Itália em Curitiba. E não é à toa!

 

Colonizada por imigrantes italianos em 1878, a região preserva as tradições da terra nostra até hoje. Tradições levadas a sério, principalmente à mesa. Ristorantes, trattorias, pizzarias e cantinas fazem a festa de todo mundo que passa por lá. Andiamo! A mamma te espera!

 

 

MANGIANDO

 

 

Madalosso
Madalosso

 

Velho Madalosso
Velho Madalosso

 

Famiglia Fadanelli
Famiglia Fadanelli

 

Dom Antonio
Dom Antonio

Quer entender a importância da gastronomia em Santa Felicidade no mapa mundial? 😉

.

Um único restaurante da região tem capacidade para atender, simultaneamente, 4.645 pessoas, numa área de 7.671 m². Difícil até imaginar, não é?

.

Esses números deram ao famoso Madalosso o título de “Maior das Américas” pelo Guinness Book. Demais, né?

.

Se os pratos também fazem sucesso? Com certeza. São consumidos, todos os meses, 40 mil Kg de frango pelos 55 mil clientes da casa. No menu, delícias como polenta, frango, risotos e massas.

.

Milano, Torino, Firenze, Napoli, Roma são alguns dos salões do restaurante que levam o nome de importantes cidades italianas, deixando tudo ainda mais charmoso. 😀

.

Quer levar uma lembrancinha pra casa? Pra completar a experiência, uma lojinha de souvenirs em frente ao salão principal faz a alegria da gente.

.

Pra quem gosta de um clima mais intimista, outra opção é o Velho Madalosso. O cardápio é cheio de maravilhas da cozinha da nonna, e todos os domingos tem apresentação ao vivo de músicas típicas.

.

E para comer uma deliciosa perna cabrito, não pense duas vezes: corra para o romântico Famiglia Fadanelli. Frios, bruschetas, massas e risotos fazem parte do saboroso cardápio.

.

Outro pedacinho da Itália à mesa em Santa Felicidade é o restaurante Dom Antonio. Aquelas lindezas da cozinha azurra em um ambiente bem sofisticado.

 

 

Para os amantes do vinho, a Vinícola Durigan recebe todo mundo para degustar os seus vinhos da casa, produzidos na região.

.

O aconchegante restaurante Casa dos Arcos serve uma incrível paleta de carneiro acompanhado de talharim na manteiga, batatas coradas e brócolis. Poderíamos descrever outros pratos, mas acho que esse já te convenceu, né? 😉

.

Fome de pizza? Abaré, Carolla, Pizzarella e Tortelli vão saciar o seu desejo.

.

E o gelato? Jamais iríamos nos esquecer desse amor em forma de doce. Onde? Na sorveteria Vêneto tem a opção de buffet.

.

E padaria bem típica? Corre pra PaniCiello.

Vinícola Durigan
Vinícola Durigan

 

Pizzaria Tortelli
Pizzaria Tortelli

 

 

PaniCiello
PaniCiello
Vêneto
Vêneto
Casa dos Arcos
Casa dos Arcos

 

 

Santa Felicidade é um bairro carregado de tradição italiana, mas vai além. Quer mais opções gastronômicas pela região?

 

 

O Anello tem no cardápio especialidades brasileiras como moqueca, rabada, peixes e um arroz e feijão pra encher a gente de orgulho de ser canarinho.

.

Frutos do mar?
Corre no Petiscaria do Victor.

.

Comida coreana? Vá ao Korean House.

.

E pra quem gosta de fondue e quer aproveitar o clima mais friozinho de Curitiba, o famoso restaurante suíço Chalet Suisse, do chef suíço Arthur Saredi, é a dica.

.

O bairro é uma festa gastronômica para todos os gostos!

 

 

+ PASSEIOS

 

Entre uma refeição e outra é claro que tem dar aquele rolezinho, né? No Bosque São Cristovão você pode caminhar e apreciar a paisagem linda e verdinha. Festas típicas como a Festa da Uva e a Festa do Frango acontecem lá.

 

No bosque também está o Memorial da Imigração Italiana, que homenageia os primeiros imigrantes chegados ao bairro.

 

Todo mundo sabe que Curitiba é a cidade dos parques, certo? Certíssimo! E para visitar um desses espaços incríveis, o Parque Barigui é uma ótima opção. Uma infra que inclui pista de patinação, pista de aeromodelismo, restaurante, lanchonetes, trilhas, ciclovias e até heliporto. Tá bom pra você? 😉

 

E pra matar a curiosidade de tomar chimarrão (mais típico no Rio Grande do Sul, mas também presente na cultura dessa região), é só dar uma passada na Chimarrão Shop e provar a bebida.

 

Quem curte apreciar a arquitetura das igrejas e catedrais, pode visitar a Paróquia São José e Santa Felicidade, que lembra as igrejas italianas.

 

Um passeio imperdível aos amantes de automóveis é visitar a Antique Car. Um local com exposição permanente de carros antigos de várias épocas.

 

 

Bosque São Cristóvão
Bosque São Cristóvão
Parque Barigui
Parque Barigui
Antique Car
Antique Car

 

 

Curitiba tem muitas atrações e um jeito super prático (e rápido) de conhecer tudo e voltar para o bairro é usando a Linha Turismo. Em 2 horas você fecha a conta!

 

Vai esticar e ficar mais dias por lá? Aproveita e confere nosso roteiro completo pela cidade aqui.

 

 

Quer ficar bem hospedado e localizado? O hotel Tulip Inn Santa Felicidade fica no coração do bairro, pertinho dos melhores restaurantes, cantinas e vinícolas.

.

Conforto, bom gosto e uma piscina interna aquecida, perfeita para curtir no final do dia, esperam por você!

.

Quer mais? Então confere aqui os hotéis BHG em Curitiba e região e escolha o seu favorito.

.

Agora pega essas dicas e corre para Santa Felicidade.

.

Vai ser um tour delícia, nós garantimos!

Posts relacionados