10.11.17 | Escrito por: O Bom de Viajar

Roteiro por Vitória e Vila Velha

Um guia completo para curtir a famosa dupla capixaba de um jeito bem local

Se você acredita que o único Triângulo das Bermudas do mundo é aquela zona misteriosa no Oceano Atlântico… Ou, se o único Posto 9 que você conhece é o de Ipanema, no Rio de Janeiro, então é sinal que está chegando a hora de você pegar a estrada com a gente.

 

¯\_()_/¯

 

Quer saber qual é o nosso próximo destino? Ficou curioso?

 

 

Vitória e Vila Velha têm Triângulo das Bermudas, Posto 9 e muito mais!

 

A famosa dobradinha do Espírito Santo tem clima quente (praticamente o ano todo), praias incríveis e muita natureza, misturada ao ritmo urbano, na medida certa.

 

Brisa do mar para agradáveis atividades ao ar livre, praias incríveis para colocar a vitamina D em dia, belas montanhas para vistas inesquecíveis e mais de 460 anos de história pra contar.

 

Um roteiro bem tropical, recheado com dicas locais. 😉 Vem que tem!

 

 

Roteiro por Vitória e Vila Velha

 

Vitória e Vila Velha: uma delícia de roteiro com dicas pra lá de locais

 

 

Na viagem à capital capixaba, prepare-se para paisagens surpreendentes, clima ideal para curtir as praias locais, culinária delícia e muito mais.

 

Belezas naturais e diversão que fazem da Ilha de Vitória – e sua vizinha Vila Velha – um dos melhores destinos tropicais para visitar em qualquer época do ano aqui no Brasil.

 

E para aproveitar o melhor que há por lá, preparamos um roteiro com dicas insiders e certeiras, para que sua trip seja só alegria.

 

 basta atravessar a ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça para curtir o literal de Vila Velha

 

Gente que ama o mar…

 

Pra turma que acredita que não é água com açúcar que acalma, esse é o destino certo. Vitória é dona de várias praias + 34 ilhas. E se achar pouco, basta atravessar a Terceira Ponte (oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça) para curtir o litoral de Vila Velha.

 

A famosa praia de Camburi é bem movimentada e uma das mais conhecidas. O extenso calçadão, acompanhado da ciclovia e dos quiosques, são o combo perfeito para quem não dispensa atividades físicas, nem um bom aperitivo à beira-mar. Aliás, ouvimos dizer que o Quiosque 5 ou Camburi Lounge tem deliciosos petiscos com frutos do mar frescos e a animação fica por conta de músicos locais. Quer colocar os esportes náuticos em prática? Escolas de stand up paddle, kitesurf e windsurf funcionam próximo ao píer, de onde saem os passeios de escuna pela baía de Vitória.  

 

Curva da Jurema tem um mar tranquilo e, geralmente, lota aos finais de semana. Coqueiros + areia + mar fazem a gente querer passar um dia inteiro só curtindo a paisagem. No Kiosque do Alemão você pode saborear do bolinho de bacalhau a moquecas. Essa praia fica bem pertinho do Shopping Vitória, o principal da cidade. Cineminha pós-praia?  Por que não? 😉

 

A moderna e arborizada praia do Canto é rodeada por prédios modernos, lojas, bares e restaurantes. É por aqui que fica a zona boêmia conhecida como Triângulo das Bermudas, próximo às Ruas João da Cruz e Joaquim Lírio. Rolezinho garantido é aqui!

 

Pensa que acabou?

 

As praias Ilha do Boi e Ilha do Frade são mais frequentadas pela galera mais jovem. São locais mais reservados ou escondidos e não têm serviço de quiosques. Mas ambulantes oferecem lanches e petiscos salvando a vida dos frequentadores.

 

Um lugar bem bacana de conhecer e que faz um trabalho lindo de preservação das tartarugas marinhas é o Projeto TAMAR. Visitas orientadas e espaços temáticos fazem parte do espaço.

 

E Vila Velha?

 

A badalada praia da Costa tem calçadão, chuveiros, ciclovia, parquinhos, quiosques, bares e restaurantes. Infraestrutura que atrai diferentes pessoas tornando o ambiente super democrático. E aqui o também famoso Posto 9 de Vila Velha. 😀

 

E tem mais:

 

Praia de Itapoã, Praia de Itaparica, Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Praia do Ribeiro, Ponta da Fruta, Praia da Baleia e Praia Grande. Ufa!

 

Se quiser ficar só aproveitando o litoral capixaba, opções não vão faltar. <3

 

 

 

Para contemplar…

 

No quesito pontos turísticos imperdíveis + vistas inesquecíveis, Vitória e Vila Velha estão de parabéns. São tantos lugares bacanas para visitar (e contemplar) que fica difícil saber o que fazer primeiro.

 

Basílica de Santo Antônio, em Vitória
Basílica de Santo Antônio. Foto/divulgação: Carlos Antolini em vitoria.es.gov.br

Então vamos começar por um monumento chamado Basílica de Santo Antônio, em Vitória. A imponente construção, no alto da Rua Ludovico Pavoni, tem em seu interior lindíssimos afrescos do italiano Alberto Bogani e vitrais de Carlos Crépaz. Além de ser uma super atração arquitetônica, tombada como Patrimônio Histórico Municipal, a vista para a cidade é demais.

 

Outro lugar que deve entrar na sua lista é o Parque Botânico Vale. São 33 hectares de muito verde, mais de 140 espécies de árvores e um incrível Jardim Sensorial, pra todo mundo se conectar com a natureza usando todos os sentidos. É pura energia!

 


Se estamos numa ilha, passeios de barco são sempre ótimas escolhas, não é? As escunas para o rolê pela baía de Vitória saem do Píer de Iemanjá, na praia de Camburi. Na alta temporada as saídas costumam ser diárias, na baixa, os barcos funcionam aos finais de semana. Vale muito!

 

Pra quem curte trilha e passeios em meio à natureza, o Morro do Moreno, na praia da Costa, em Vila Velha, é perfeito para isso. Os adeptos dos esportes de aventura como parapente, asa-delta e escalada também podem aproveitar os quase 190 m de altitude do morro. Vista privilegiada e muita diversão. Só não se esqueça de levar água para manter-se hidratado. 😉

 

Fundado em 1558, o Convento da Penha, em Vila Velha, já virou um símbolo estadual. A 154m de altura, no alto do morro, a vista não poderia ser mais impressionante. De lá é possível avistar parte de Vitória, Vila Velha, a Praia da Costa e o vizinho Morro do Moreno.  Aos mais dispostos, é possível subir a pé, bastando encarar os 365 degraus até o topo. Carros e vans também têm acesso ao pico. E aos devotos, as missas são diárias, em diversos horários.  A visita ao cartão-postal vai render fotos incríveis e uma vista para guardar pra sempre na memória. \o/

 

Um pouco de história…

 

Nada melhor que andar pelo Centro de Vitória para conhecer um pouco da história do sétimo povoado mais antigo do país. Uma das características é que essa região é dividida como Cidade Alta e Cidade Baixa.

 

Na baixa, a Praça Oito de Setembro ou Praça Oito, construída onde antigamente era o Cais da Alfândega, leva esse nome em homenagem à fundação da cidade. Um relógio feito pelo alemão João Ricardo Hermann Schorling, com som de sete sinos, é um dos monumentos locais importantes. Na Praça do Papa é onde rolam shows, feiras de artesanato e algumas manifestações artísticas. Dali é possível ficar admirando a baía de Vitória.

 

Para acessar a parte alta, passe pela Escadaria Maria Ortiz. Maria Ortiz ficou conhecida por atacar com pedras, brasas e água fervente o ataque de piratas holandeses no século XVII que tentaram conquistar a ilha, evitando assim o acesso deles à Cidade Alta. Uma verdadeira guerreira!

 

Na parte alta vale conhecer a Catedral de Vitória, o Palácio Anchieta (sede do Governo do Estado), a igreja de São Gonçalo (estilo Barroco), a capela Santa Luzia (construção mais antiga da cidade), o Teatro Carlos Gomes e a igreja Nossa Senhora do Carmo (fundada em 1682).

 

Patrimônio Imaterial Brasileiro, a panela de barro é símbolo e faz parte da cultura capixaba. Para levar uma pra casa, não dá para terminar essa viagem sem passar no Galpão das Paneleiras de Goiabeiras. De quebra, você poderá conhecer o processo de fabricação artesanal e contribuir para economia local.

 

 

 

Roteiro por Vitória e Vila Velha
Baía de Vitória
Convento da Penha em Vitória é um dos roteiros por Vitória e Vila Velha
Convento da Penha
Roteiro por Vitória e Vila Velha
Catedral de Vitória

 

 

 

E vai ter moqueca na panela de barro? É claro que sim!

 

Para saborear a legítima moqueca capixaba, vá ao tradicional Restaurante Pirão. O cardápio é super variado e cheio de delícias com frutos do mar.

 

Também com sabores locais, o Papaguth, especializado na cozinha capixaba, vai da lula à milanesa a pratos com lagosta com muita sofisticação.

 

No Enseada Mediterrâneo você terá várias opções como batatas rústicas com aligot de queijo parmesão e tiras de mignon ou risoto à milanesa com lula e mexilhão na manteiga. Para sobremesa, um sorvete de pé de moleque de macadâmia pode ser uma boa.

 

Em Vila Velha, a dica é conhecer o Caranguejo do Assis. Pratos típicos e, pelo que dizem por lá, é quem serve um dos melhores caranguejos da cidade.

 

No Taurus é para matar a fome de churrasco. No moderno Soeta tem sequência com siri mole, caldinho de siri e siri desfiado com leites de amendoim, coco e ar cremoso de coentro no menu. Já pensou em saborear um crème brûlée de coco verde? 😉

 

É pizza que você quer? A Don Camaleone tem um vasto menu, incluindo massas, risotos e saladas. Não vive sem um bom mexicano? Vá no Los Chicos.

 

E para fechar a conta e não ir embora sem um bom hambúrguer gourmet, a rede Rock Burger vai deixar você bem feliz. 😀

 

 

 

Roteiro por Vitória e Vila Velha

Roteiro por Vitória e Vila Velha

 

 

E qual o rock?

 

Para os capixabas, rock é qualquer rolê que a pessoa vai fazer. Então vai ter rock, samba, sertanejo e tudo mais…

 

Pra começar no happy hour, o Bar Abertura tem clima de boteco com música ao vivo. Com a mesma proposta de boteco, o Bar Di DomDom lota e já virou point em dias de jogos de futebol.

 

Querendo dançar uma moda sertaneja? Vá ao Wanted Pub. Curte mais casas noturnas com baladas pop, funk ou sertanejo? A badalada Nova Clube é uma ótima opção.

 

 

Bar Abertura é um roteiro por Vitória e Vila Velha
Bar Abertura. Foto: facebook.com/BarAbertura
Bar Di DomDom roteiro por Vitória e Vila Velha
Bar Di DomDom. Foto: facebook.com/Bar-Di-DomDom
Wanted Pub roteiro por Vitória e Vila Velha
Wanted Pub. Foto: facebook.com/wantedvix/
Nova Clube roteiro por Vitória e Vila Velha
Nova Clube. Foto: facebook.com/NovaClubeBrasil

 

 

Se pintar qualquer dúvida, a dica é ficar pela região do Triângulo das Bermudas, onde a concentração de bares, restaurantes e baladas é o forte. 😉

 

 

 

BH por insiders

Descansar e ter um cantinho exclusivo na cidade é um luxo só, não é? O Golden Tulip Porto Vitória tem serviços incríveis, que vão fazer você se sentir em casa. E se quiser levar o seu pet junto, tá liberado, o hotel vai recebê-los com muito amor. Consulte a staff. <3

 

Vix em Vitória

 

 

Agora que você já ficou íntimo de Vitória, já pode chamar de Vix, viu? 😉

 

 

Ah, se quiser conferir mais dicas sobre esses dois destinos incríveis, temos um roteiro de fim de semana em Vitória e Vila Velha aqui.

 

Temos certeza que você vai adorar essa viagem.

 

Até a próxima!