30.11.17 | Escrito por: O Bom de Viajar

24 horas em Porto Alegre, tchê

Diversão, gastronomia e cultura em um dia na capital gaúcha

“Porto Alegre é que tem um jeito legal, é lá que as gurias etc… e tal”. 🎶

 

E não falta coisa legal pra fazer nessa cidade com sotaque gostoso, inúmeras opções culturais, muita comida boa e atividades bacanas à disposição. Duvida? Então vem com o nosso roteiro 24h que a gente te mostra! \o/

 

 

 

Já pode preparar o chimarrão pra curtir um roteiro tri legal em Porto Alegre

 

 

 

.
.

Pra começar a explorar a cidade com muita energia, o primeiro passo é um café da manhã bem caprichado. Se for aquele de hotel, cheio de variedade e coisas gostosas, melhor ainda, né? 😉 O Tulip Inn Porto Alegre, bem no Centro Histórico, é a pedida certa! Pães quentinhos, suco natural, aquele café com leite delícia… Ê, vidão!

 

Agora, se você estiver “nas pilhas” (como diz a gauchada) de experimentar um café da manhã farto e diferente, temos duas dicas de ouro: curtir um brunch na Pink Velvet Bakery ou na Priscilla’s Bakery. A primeira padaria fica na Cidade Baixa, pertinho do Centro, e tem uma decoração bem fofa e querida. A segunda é mais tradicional, estilo padaria americana mesmo, e fica no bairro Bom Fim. Seja qual for a sua escolha, temos certeza que seu paladar vai ficar bem contente.

 

 

POA
Fotos: destemperados.com.br e facebook.com/pinkvelvetpoa

 

 

 


.
.

Partiu explorar? O bacana de Porto Alegre é que a cidade tem opções pra todos os gostos. Parques? Tem! Museus? Tem também. Restaurantes e bares? Vááários. Vida boêmia? “Afu”! Então dá pra conhecer um pouquinho de cada vibe ao longo do dia.

 

 

Se você estiver pelo Centro, dá para começar a turistar por ali mesmo.

 

A Casa de Cultura Mario Quintana é um prédio histórico que homenageia o poeta local. No coração do Centro Histórico, a casa tem acesso gratuito e diversas exposições e ambientes interessantes para conhecer.

 

Também tem um café, localizado no 7º andar, caso você queira fazer um lanchinho enquanto aprecia a vista.

 

Ainda no Centro de Porto Alegre é possível visitar diversos ícones arquitetônicos bacanas, pra quem se interessa pelo assunto: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Palácio Piratini são ótimos exemplos. Ah! Não deixe de visitar o belíssimo Theatro São Pedro, um marco cultural porto-alegrense.

 

É possível assistir a algum espetáculo que esteja em cartaz ou mesmo fazer a visita guiada.

 

 

POA
Foto: Gabriela Fritsch em ccmq.com.br

 

POA
Foto: margs.rs.gov.br

 

POA
Foto: facebook.com/TeatroSaoPedro



 
Por fim, dê uma passadinha no Mercado Público. O lugar fervilha o tempo todo, com pessoas passeando e comprando. Preços bacanas e itens diversificados você encontra por lá. #DicaDoBomde: o sorvete da tradicional Banca 40 é uma d-e-l-í-c-i-a! <3 Tem que experimentar!

 

 

 

.

 

Depois de tantas andanças, tá na hora de comer alguma coisa, né? Um clássico gaúcho é almoçar na Lancheria do Parque, no Bom Fim. O melhor suco da cidade fica lá! As frutas são batidas no liquidificador na hora e servidas na própria jarra, com precinho justo. Os lanches também são muito bons, e a dica aqui é pedir um xis (uma versão gaudéria do hambúrguer, digamos assim, com o pão é prensado na chapa) ou um bom farroupilha (pão francês – aka cacetinho, prensado com presunto e queijo).

 

 

Se você estiver com vontade de um hambúrguer mais diferentão, Porto Alegre tem muitas opções de hamburguerias gourmet, que estão super em alta. The Chefs, Le Grand Burger, Mark Hamburgueria são algumas das mais famosas, mas não são as únicas. Vale a pena conferir (e se esbaldar!). 😛

 

 

 

POA
Lancheria do Parque. Foto: destemperados.com.br

 

POA
Le Grand Burger. Foto: facebook.com/LeGrandBurger

 

POA
Mark Hamburgueria. Foto: facebook.com/MarkHamburgueria

 

 

Quer um almoço bem local, com um belo churrasco e muita carne? As dicas são as tradicionais churrascarias Barranco, Freio de Ouro e Komka.

 

 

.

.

 

Bora caminhar mais um pouco? Porto Alegre tem praças e parques lindos pra conhecer e, é claro, lagartear. Dicionário gaúcho: lagartear = “ato de deitar-se ou sentar-se ao sol”. Coisa boa, né?

 

 

O Parque Farroupilha, ou Redenção, é um dos maiores e mais famosos da cidade. Tem pedalinho, muito movimento de diferentes tribos e espaços legais pra estender uma canga e curtir o sol. Vale dar um pulinho no Brique da Redenção, aos domingos, e conferir os itens que estão disponíveis à venda, grande parte feitos à mão.

 

 

Pro lado do bairro Moinhos de Vento, duas dicas de ouro pra você conhecer: o Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, é lindíssimo e um verdadeiro refúgio em meio à agitação urbana. Lagos e trilhas deixam o ambiente ainda mais incrível para explorar e conhecer. Pertinho dali, tem também o Jardim do DMAE, um espaço tão bonito que é frequentemente usado como cenário para sessões de foto. É um pedacinho do paraíso no coração do Moinhos. <3

 

 

Ainda nessa vibe mais natural e verde, nossa dica é conhecer a rua Gonçalo de Carvalho, eleita a “rua mais bonita do mundo”. Composta por um túnel verde de árvores, o ambiente é encantador.

 

 

  
POA
Redenção. Foto: facebook.com/briquedaredencao

POA
Brique da Redenção. Foto: facebook.com/briquedaredencao

POA
Jardim do DMAE. Foto: facebook.com/DmaePortoAlegre

 

.
 

.

 

Porto Alegre tem uma cultura bem forte no que diz respeito ao futebol. A rivalidade entre Internacional e Grêmio faz parte do dia a dia local, e ambos os times possuem estádios muito legais. O Inter tem o Beira-Rio, recentemente reformado e palco de diversos espetáculos, com uma localização incrível, à beira do Lago Guaíba. Já o Grêmio tem a Arena, que é mais recente e também tem sido a escolha para diversos shows internacionais. Se você é amante do esporte, vale a pena incluir uma visita a esses dois locais no seu roteiro.

 

Outro lugar bem legal pra quem é fã de futebol é o Brechó do Futebol. O bar oferece boas cervejas, TV pra curtir uma partidinha ao vivo e camisetas usadas de times do mundo todo para troca, compra e venda. 😉

.

 

POA
Beira-Rio. Foto: internacional.com.br

POA
Arena do Grêmio. foto: facebook.com/todosnaarena

POA
Brechó do Futebol. Foto: facebook.com/brechodofutebol

 

.
.

.
.

Se você perguntar a qualquer gaúcho, pode ter certeza que a resposta vai ser unânime: o pôr-do-sol no Guaíba é inigualável. Cartão-postal de Porto Alegre, esse momento é a paixão dos locais. Você pode assisti-lo na Usina do Gasômetro, mas é preciso chegar cedo, porque o lugar costuma lotar (principalmente aos finais de semana). Outro lugar bacana pra assistir ao espetáculo do pôr-do-sol é a Fundação Iberê Camargo, que fica em frente ao Guaíba, na zona Sul da cidade (e também vale muito a visita). Dá para aproveitar um cafezinho na própria Fundação durante o fim da tarde, ou sentar no gramado do outro lado da rua, na orla do Guaíba mesmo. 😉.
.
.

.

POA
Usina do Gasômetro. Foto: facebook.com/Usina-do-Gasômetro-346315032168777
POA
Fundação Iberê Camargo. Foto: facebook.com/fundacaoiberecamargo

.
.

.

 

Pra terminar o dia, bora pra CB! Não sabe o que é CB? Estando em Porto Alegre você descobre rapidinho. 😉 É o apelido da Cidade Baixa, o bairro mais boêmio da cidade. É lá que o fervo acontece: tem bares e baladas a cada esquina.

 

Pra quem curte bons drinks, o Spoiler é um bar bem bacana com pratos e bebidas temáticos. Mas cuidado, porque realmente tem spoiler por tudo! Vai encarar? O Dirty Old Man, que homenageia Bukowski, também é uma boa pedida. Drinks gostosos com preço camarada pra começar o esquenta.

.

 

POA
Spoiler. Foto: facebook.com/spoilerpoa
POA
Dirty Old Man. Foto: facebook.com/dirtyoldmanpub

.

Depois é hora de curtir uma baladinha. Há várias casas noturnas na CB, e as festas prometem agradar a gregos e troianos. Tem muita festa LGBT, tem casas que tocam mais rock n’ roll, tem festa pop… tem muuuita coisa! Vale a pena conferir as baladas que vão rolar naquele dia nas diversas casas noturnas e escolher a que tiver mais a sua cara. Só não vale ficar parado, hein? \o/

.
.

.
.

Depois de zanzar o dia todo explorando cada canto da cidade, é hora do descanso (justo, né?). Aqui, não tem erro: o Tulip Inn Porto Alegre é a escolha certa. Localizado no Centro da cidade, com fácil acesso a tudo, os quartos confortáveis do hotel vão ser perfeitos para o seu descanso pós rolê. Vai ser bom demais se atirar na cama e aproveitar uma bela noite de sono depois de tanta agitação! \o/

.
.

POA
Tulip Inn Porto Alegre

.
.

Com esse roteiro tri legal, não tem desculpas pra você não curtir cada minuto do seu dia em Porto Alegre, hein? 😉 Então já pode preparar o chimarrão, incluir o “tri” no vocabulário e sair explorando essa capital que tem tudo pra te conquistar!