10.04.18 | Escrito por: O Bom de Viajar

Roteiro Maceió por insiders

Dicas pra você aproveitar o melhor do Caribe brasileiro

Maceió é uma beleza só!

 

Praias com águas verde-claras, gastronomia típica delícia, orla charmosa cheia de coqueiros, muita cultura e história… Tudo isso faz dessa cidade – conhecida como Caribe brasileiro – um daqueles lugares que você pre-ci-sa incluir nos seus planos de viagem.

 

E pra você curtir cada cantinho de Maceió como um verdadeiro alagoano bem sabido, a gente preparou um roteiro cheio de dicas insiders pra você aproveitar. Vem que não tem nada de dica paia não, hein?

 

 

 

Roteiro com dicas locais para curtir o melhor de Maceió? É claro que temos!

 

 

 

É impossível não falar da capital alagoana sem falar das praias incríveis.

 

Pra começar a explorar o destino com o pé direito, a Praia de Pajuçara é uma ótima pedida. Com faixa de areia clarinha e mar de vários tons de azul e verde, a praia é um convite a aproveitar o sol e o calçadão à beira-mar. Mas a dica de ouro é fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara!

 

Além da possibilidade de nadar com os peixes, você vai ter uma visão incrível da capital alagoana lá em alto-mar. 😀 Só fique ligado na tábua das marés. O ideal é fazer esse passeio durante os períodos de lua cheia ou nova, pois é quando o mar seca bastante e permite passeios no período da manhã. 🙂 Ou seja, dá pra curtir as piscinas naturais e, depois, aproveitar a cidade ao longo do resto do dia!

 

Na Praia de Jatiúca, aproveite para explorar as ótimas opções gastronômicas. São vários restaurantes de culinária nordestina, nacional e internacional pra você conhecer. Na orla, barracas oferecem petiscos e bons drinks pra você aproveitar o dia na praia sem se preocupar com nada. Só sucesso!

 

Outra praia maravilhosa que precisa estar na sua trip é a charmosa Ponta Verde, superbadalada e popular entre os turistas. A orla é bem urbanizada, então rola passear de bike, caminhar, andar de patins e fazer exercícios curtindo a vista de um mar que mais parece pintura. Além disso, a Ponta Verde tem uma infraestrutura excelente pra aproveitar a gastronomia local, com ótimos bares, restaurantes e quiosques.

 

maceio
Jangadas na Praia de Pajuçara.
maceió
Praia de Ponta Verde.

 

 

A dica é se hospedar bem pertinho da praia pra poder aproveitar tudo isso na maior tranquilidade. O hotel Soft Inn Maceió Ponta Verde, além da excelente localização, tem uma estrutura que vai deixar você ainda mais apaixonado pela capital alagoana.

 

Saindo de Maceió, a mais ou menos 30 km da capital, está Marechal Deodoro. A cidade tem algumas das praias mais famosas do estado, como a Barra de São Miguel, a Praia do Francês e a Praia do Gunga.

 

 

Barra de São Miguel é um dos destinos favoritos dos alagoanos (e, ultimamente, dos famosos) para o veraneio, e lá também é possível fazer um passeio de jangada para conhecer as piscinas naturais. A Praia do Francês é um dos points mais famosos do litoral de Alagoas, cartão-postal do Estado e uma das praias mais bonitas. O movimento é bem intenso, então é válido chegar cedo e garantir o seu lugar para curtir a praia bem tranquilamente. 🙂 Na Praia do Gunga, o passeio de buggy nas falésias é uma ótima pedida. É uma oportunidade de conhecer a praia e visitar o mirante do Gunga. Uma vista indescritível vai ser a recompensa!

maceió
Praia do Francês. Foto: Camille Panzera

 

 

Pra fechar os rolês pelas praias da região com chave de ouro, Maragogi não poderia ficar de fora. Um verdadeiro paraíso de águas clarinhas e belezas naturais, Maragogi é uma praia linda cheia de opções de passeios pra você curtir ao longo do dia. A primeira dica é curtir um mergulho nas Galés de Maragogi, que são as maiores piscinas naturais de Alagoas. É impossível não se encantar pela água cristalina e pela biodiversidade. Além disso, atividades como Stand-Up Paddle e passeios de barco também são uma boa pedida para aproveitar a região.

 

 

maceió
Praia de Maragogi.

 

Gastronomia de dar água na boca!

 

 

Praia Ponta Verde. Foto: Vanessa Costa

 

 

 

 

Na orla de Maceió, você encontra muitas opções de petiscos e drinks deliciosos. Além disso, a água de coco custa SÓ R$ 2! ❤ Não tem desculpa pra não se manter bem hidratado durante os passeios, hein?

 

 

Na Ponta Verde, as barracas Kanoa e Lopana estão entre as mais populares de Maceió. A Kanoa tem pratos muito elogiados (vale a pena experimentar o camarão crocante), e a Lopana é um dos points da cidade. A casa oferece um ambiente privativo, cardápio gourmet, happy hour e muito mais. Peça o camarão de parma (empanado de queijo parmesão e molho de limão), um dos carros-chefe do menu. Se a sua vibe for curtir um pub, nossa dica é visitar o El Lugar Resto Pub. Drinks incríveis, boa música e ambiente rústico e acolhedor prometem deixar o happy hour bem melhor. 🙂

 

Outro restaurante que vale visitar é o Picuí. Localizado no bairro histórico do Jaraguá, o restaurante serve a carne de sol mais famosa da região, sendo a especialidade da casa. Também vale experimentar o quadradinho de tapioca com queijo coalho. É muito gostoso. 😉

 

O Sur Arte Gastronômica também é uma excelente opção pra quem quer comer bem. O restaurante reinventa a culinária nordestina e propõe receitas surrealistas, combinando os ingredientes locais com técnicas gastronômicas modernas. Agora, se você não resiste a frutos do mar, nossa indicação é visitar o Janga. Ambiente incrível, pratos bem servidos e deliciosas opções de frutos do mar em um cardápio original são algumas das coisas que esperam por você. 😉


E se você procura um lugar com precinho amigo, a escolha certa é o Sanduba do Careca. Experimente o sanduíche de carne de sol, vale a pena! 🙂 Pra quem quiser experimentar a verdadeira tapioca nordestina, a dica é visitar a Tapioca Maria Bonita, em Ponta Verde. Comida regional com precinho justo e muuuito sabor. Tem combinação melhor? Outra opção é o restaurante Mariah Comedoria, um self-service que traz os sabores da gastronomia local com muita variedade de opções. As sobremesas também são uma delícia! Existem opções a quilo também, pros viajantes que gostam de comer bem e economizar.

 

 

Lopana. Foto: facebook.com/lopanamaceio

Sur Arte Gastronômica. Foto: @restaurantesur

Mariah Comedoria. Foto: @mariah.comedoria

 

 

O Anamá e o Bodega do Sertão são dois restaurantes da região que funcionam todos os dias da semana e trazem inúmeras opções deliciosas da gastronomia nordestina. O Anamá tem um ambiente incrível, de frente para a praia, e o Bodega do Sertão é muito aconchegante, com decoração típica. Ah! E se for hóspede do Soft Inn Maceió Ponta Verde, você ganha 7% de desconto para se deliciar no Bodegão. Basta informar na recepção do hotel que você viu essa vantagem aqui no O Bom de Viajar para resgatar seu voucher. 😉

 

 

Bodega do Sertão. Fotos: Vanessa Costa

 

 

Diversão e cultura

 

 

Se as praias de Maceió são incríveis? Com certeza. Mas não são apenas as praias que encantam os visitantes. A cidade também tem muitas opções de lazer pra quem quer se divertir, fazer compras e conhecer a história da região.

 

Para os baladeiros de plantão, o Maikai Show é um espaço que se divide entre choperia e Show Bar. Com programação diversificada, é possível conferir a agenda com a programação e planejar uma noite cheia de diversão. E sabe o que é melhor? Você nem precisa se preocupar com o transporte, se estiver hospedado no Soft Inn Maceió Ponta Verde. Basta você avisar na recepção que um motorista vem te buscar na hora marcada. Fácil, né? Agora, se a sua vibe é relaxar na beira da praia com toda a mordomia, o Hibiscus Beach Club oferece gastronomia e lazer, com atividades que incluem massagens relaxantes, passeios náuticos e muito mais. Vale a pena, viu?


Pra quem não dispensa os souvenirs de viagem e pretende levar uma lembrancinha pra família e pros amigos, a Feira de Artesanato de Pajuçara é um prato cheio! Localizada à beira-mar, a feira traz 200 barracas com diversos itens cheios feitos pelos artesãos locais. No fim do dia ainda rola um forró pra animar!

 

Outra opção é o Mercado Central de Maceió, onde você encontra produtos de maior porte (como sapatos e bolsas em couro, cerâmicas, lustres de palha, entre outros itens). Tudo com preços bem atrativos. 🙂

 

 

Hibiscus Beach Club. Foto: @hibiscusal

 

Museu Pierre Chalita. Foto: minube.com.br
Feira de Artesanato de Pajuçara. Foto: viajarhei.com

 

Museu Théo Brandão. Foto: olhares.com

 

 

No centro histórico da cidade, vale conhecer alguns pontos turísticos. A riqueza histórica e a beleza arquitetônica valem a visita. 🙂 O Museu Pierre Chalita, o Museu da Arte Sacra e o Museu Théo Brandão são algumas das opções culturais que você pode incluir no seu roteiro. A ênfase na cultura nordestina e no folclore brasileiro são alguns dos enfoques dos museus. Para finalizar o passeio, vale conhecer a Assembleia Legislativa. No fim do dia as luzes se acendem, deixando tudo mais bonito.

 

 

Vista do Soft Inn Maceió Ponta Verde.

 

 

 

 

Já deu pra sentir o gostinho das inúmeras possibilidades que o Caribe brasileiro tem a oferecer, né? Belezas naturais, cultura, diversão, boa gastronomia e muito mais fazem parte dos encantos de Maceió. ❤

 

 

 

E você, já está preparando as malas pra conhecer esse pedacinho do paraíso? Então bora! 😉