23.07.18 | Escrito por: O Bom de Viajar

Bate-volta em Belo Horizonte

Um roteiro sobre o que fazer em BH para curtir o fim de semana

Quem resiste a Belo Horizonte?

 

Sotaque mineirin, pão de queijo, muitos museus e opções culturais, botecos por todo lado… Sim, somos fãs de carteirinha!

 

E se você quiser curtir o fim de semana por lá, a dica de hoje é planejar uma viagem bate-volta e aproveitar um pouquinho de cada um dos encantos da capital mineira. Vem ver!

 

.

 

 

Vem com a gente descobrir o que fazer em Belo Horizonte durante o fim de semana

 

 

Se você pretende ficar mais tempo em Belo Horizonte, pode ficar feliz também: temos muuuitas dicas de ouro pra você!

 

 

Mas agora vamos começar a nossa tour pra fazer esse bate-volta acontecer. Pontos turísticos, lugares para sair e se divertir em BH, restaurantes deliciosos… a viagem vai começar!

 

 

 

Sábado: conhecendo o melhor de Belo Horizonte

 

 

Uma viagem rápida no fim de semana para Belo Horizonte tem que começar com o pé direito, certo? Então a dica para iniciar o sábado é dar um pulinho na A Pão de Queijaria, um clássico que sempre vale a pena visitar. O local fica no coração do Savassi, um dos bairros mais famosos da cidade, e as delícias que esperam por você são de dar água na boca! Além dos pães de queijo tradicionais, há opções diferentonas, como o sanduíche de pão de queijo. Ideia genial, né? Acompanhado de um cafezinho preto, o desjejum vai ser mais do que especial.

 

 

A Pão de Queijaria. Foto: @apaodequeijaria

A Pão de Queijaria. Foto: @apaodequeijaria
A Pão de Queijaria. Foto: @apaodequeijaria

A Pão de Queijaria. Foto: @apaodequeijaria

 

 

Aproveitando que você já está pelo Savassi, vale a pena conferir o Circuito Cultural Praça da Liberdade, composto pelas seguintes atrações:

 

• Arquivo Público Mineiro
• Centro de Arte Popular
• Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
• Espaço do Conhecimento UFMG
• Museu das Minas e do Metal
• Memorial Minas Gerais Vale
• Museu Mineiro
• Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
• Casa Fiat de Cultura
• Cefar Liberdade
• Casa da Economia Criativa
• Palácio da Liberdade
• Praça da Liberdade

 

É a oportunidade perfeita para você conhecer alguns dos pontos turísticos mais conhecidos de BH.

 

Aproveitando o rolê cultural, vale incluir dois ícones arquitetônicos no seu passeio: a Basílica Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. As construções são incríveis, cheias de detalhes e enchem os olhos dos turistas – que, obviamente, registram o momento em belas fotos. 📷

 

Depois de tantos passeios, já dá pra pensar no almoço, certo? Além das dicas deliciosas de bares e restaurantes imperdíveis na capital mineira que demos aqui no Bomde, há mais algumas dicas pra você anotar. Também no Savassi está localizado o Néctar da Serra, um restaurante focado em alimentação saudável e sucos naturais, que são o maior atrativo da casa. Os sanduíches, grelhados e saladas são leves e deliciosos, mas é impossível não amar as diversas combinações de sucos (sendo o de melão com abacaxi e o de laranja com gengibre opções bem famosas da casa). Durante o inverno, o Néctar da Serra também oferece caldos para aquecer o visitante.

 

 

Nectar da Serra. Foto: @nectardaserra

Nectar da Serra. Foto: @nectardaserra
Nectar da Serra. Foto: @nectardaserra

Nectar da Serra. Foto: @nectardaserra

 

Para a sobremesa, vale dar um pulinho na Fany Bombons, uma famosa doceria conhecida por seus chocolates artesanais. Lá são oferecidas tortas, sobremesas e deliciosos cafés, sendo a opção perfeita para deixar a sua tarde mais doce. Não deixe de experimentar o clássico bolo de chocolate da casa, um dos favoritos dos clientes.

 

Barriguinha cheia e feliz, partiu próximo rolê? O Pampulha Retrô Tour é uma ótima opção para quem quer conhecer Belo Horizonte e ainda viajar no túnel do tempo: o passeio acontece em uma jardineira Chevrolet datada de 1957! Os visitantes adoram tirar fotos em frente à atração, de tão simpático que é o carro. O passeio percorre alguns dos pontos mais famosos da cidade, como a Igreja São Francisco de Assis, a Casa JK, o Museu Brasileiro do Futebol e muito mais.

 

 

Pampulha Retrô Tour
Pampulha Retrô Tour. Foto: belohorizonte.mg.gov.br por Ricardo Laf/Belotur

 

 

Já começou a pensar no happy hour? A gente também! Não é novidade que BH é a capital mundial dos botecos. Diversos bares e restaurantes da cidade já foram vencedores do Comida di Buteco, e a gastronomia mineira por si só já é maravilhosa. Além das dicas super completas do nosso roteiro pelos bares e restaurantes de Belo Horizonte, trouxemos mais algumas dicas para quem quer botecar em grande estilo:

 

Outback Steakhouse: um clássico australiano com ótimos chopes e drinks, além de petiscos deliciosos.

 

Wäls Gastropub: petiscos, cervejas artesanais e ambiente rústico, perfeito para botecar.

 

Bar do Zezé: tricampeão do Comida di Buteco, o bar tem pratos originais (como o “Carne de Jiló com Angu” e o “Trupico Mineiro” – feito à base de feijão, pé de porco, linguiça e costelinha de porco com mostarda refogada e farinha de milho torrada).

 

Cervejaria Sátira: o lugar ideal para quem quer apreciar o melhor do malte em um bar descontraído e com excelentes opções de cervejas artesanais.

 

 

 

Wäls Gastropub. Foto: @luanamauler
Wäls Gastropub. Foto: @luanamauler
Bar do Zezé. Foto: facebook.com/bardozezebh
Bar do Zezé. Foto: facebook.com/bardozezebh
Cervejaria Sátira
Cervejaria Sátira. Foto: facebook.com/cervejariasatiramg


Confraria do Malte
: se você quiser levar o happy hour para a sua casa, dê um pulo na Confraria do Malte, que oferece mais de 300 rótulos de cerveja. É pra cervejeiro nenhum botar defeito!

 

Para terminar o dia bem e descansar bastante para aproveitar o domingo, um hotel confortável e bem localizado é tudo o que você precisa. O hotel Tulip Inn Belo Horizonte está localizado no Savassi e oferece toda a mordomia para o seu descanso. Vale conferir!

 

 

Para aproveitar o domingo em BH

 

 

Quem é apaixonado por futebol tem a chance de conhecer um dos principais estádios brasileiros durante sua estada em Beagá. Estamos falando do Mineirão, ou ainda o “Gigante da Pampulha”. Fundado em 1965, o estádio foi reformado para a Copa de 2014 e hoje atrai inúmeros visitantes (e não apenas em dias de jogo!). Por lá, rolam visitas guiadas, que permitem acesso a locais restritos, como aqueles utilizados pelos jogadores.

 

Mineirão. Foto: @mineirao
Mineirão. Foto: @mineirao

 

Para o almoço, nossa dica é o Restaurante Maria das Tranças. O frango ao molho pardo de lá é famoso, e o local é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Outra opção bacana é o Bar Temático, que além de ser uma ótima opção para o happy hour, também abre para almoço nos fins de semana.

 

Durante a tarde, que tal aproveitar para respirar ar puro e tomar um banho de sol? No Complexo da Pampulha, os belos Jardins de Burle Marx, projetados pelo artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, são uma parada obrigatória para quem visita BH. A Praça da Estação também é um charme só, sendo um dos principais espaços públicos da capital mineira. É lá que acontece uma das maiores festas juninas do país, o Arraial de Belô. A praça ainda abriga a Estação Central do Metrô e o Museu de Artes e Ofícios. Por fim, também vale conhecer a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa. Ela ganhou esse apelido após a visita do Papa João Paulo II, que elogiou o “belo horizonte” da cidade. É um ótimo local para apreciar a paisagem da cidade.

 

 

.!

 

Praça da Estação
Praça da Estação

 

Museu de Artes e Ofícios
Museu de Artes e Ofícios. Foto: mao.org.br
Arraial de Belô. Foto: arraialdebelohorizonte.com.br
Arraial de Belô. Foto: arraialdebelohorizonte.com.br

 

Praça do Papa. Foto: @ruasdebh
Praça do Papa. Foto: @ruasdebh

 

.!

 

Ufa! Tem muita coisa bacana para fazer em Belo Horizonte, né?

A capital mineira é incrível, e temos certeza que um bate-volta por lá vai render momentos incríveis. Partiu?