23.11.18 | Escrito por: O Bom de Viajar

25 dicas do que fazer em Belém

Um guia para turistar em grande estilo pela capital paraense

Belém do Pará já ficou conhecida pela famosa festa do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil e do mundo. A gastronomia paraense também é um show à parte, cheia de sabores, temperos e nuances bem brasileiras.

 

Mas também existem inúmeras outras coisas bacanas para explorar na capital do Pará! Museus, parques, igrejas e catedrais, exposições culturais, pubs… Ufa! Já deu pra sacar que tem muita diversão e cultura esperando por você em Belém, né? 🙂

 

Então vem com a gente descobrir o que fazer em Belém do Pará nessas 25 dicas imperdíveis! 🙌

 

 

 

Um tour pela fé, boa gastronomia e cultura! É assim em Belém do Pará. Partiu?

 

 

 

Pontos turísticos em Belém do Pará

 

 

1 – Forte do Presépio
Datado do século XVII, é um dos pontos turísticos mais famosos e procurados na cidade e narra as batalhas da colonização do Brasil.

 

 

2 – Casa das Onze Janelas
Localizado em frente ao Forte do Presépio, este belo casarão colonial foi transformado em um complexo cultural que reúne uma coleção de arte contemporânea. Fica às margens do rio, tem um jardim para descansar, um café e um bar.

 

 

3 – Catedral da Sé
Também conhecida como Catedral Metropolitana de Belém, fica do outro lado da rua da Casa das Onze Janelas. É um ponto muito importante na celebração do Círio de Nazaré, pois é de lá que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parte para a procissão.

 

 

Forte do Castelo. Fonte: Secretaria de cultura
Museu de Arte Contemporânea. Fonte: Secretaria de cultura
Catedral da Sé. Fonte: facebook.com/catedraldebelem

 

 

4 – Basílica Nossa Senhora de Nazaré
Próxima do Theatro da Paz, é uma das igrejas mais bonitas de Belém. É também onde termina a procissão do Círio de Nazaré. Os visitantes costumam fazer pedidos e pendurar fitinhas no lado de fora da igreja. Vale muito a visita!

 

 

5 – Mercado Ver-o-Peso
Sabe aquele lugar que tem absolutamente de tudo? Esse é o Mercado Ver-o-Peso, que é considerado uma das maiores feiras livres da América Latina! Legumes, frutas, verduras, chás, ervas medicinais, produtos indígenas, peixes, camarão e muito mais, tudo fresquinho. A dica é aproveitar a visita para experimentar alguma comida típica nas bancas do mercado ou saborear um açaí original.

 

Mercado Ver-o-Peso. Fonte: azulmagazine.com

 

 

6 – Espaço São José Liberto

Espaço turístico e cultural que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade e muito mais. Diversas marcas expõem seus produtos por lá, sendo principalmente jóias, itens de moda e artesanato.

 

 

 

 

Passeios culturais em Belém do Pará

 

 

7 – Theatro da Paz
Pra quem adora prédios históricos e arquitetônicos, o Theatro da Paz é parada obrigatória. Além da estrutura ser linda, o espaço conta com visitas guiadas e uma sala de espetáculos impressionante.

 

 

Theatro da Paz. Fonte: theatrodapaz.com.br

 

 

8 – Estação das Docas
Um dos complexos culturais mais importantes de Belém. Por lá você encontra vários tipos de lojas (de roupas até artesanato), exposições e opções gastronômicas. A Estação das Docas fica às margens da Baía do Guajará e é um espaço pra lá de agradável, então fica a dica: curta uma cervejinha gelada no fim do dia e aproveite o incrível pôr do sol.

 

 

9 –  Museu Paraense Emílio Goeldi
Um parque zoobotânico que reúne diversos exemplares de fauna e flora amazônica. É um dos museus mais aclamados de Belém e uma das instituições mais importantes na preservação e na investigação científica da Amazônia.

 

 

10 – Mangal das Garças
Mais uma opção verde em Belém! O parque tem diversos espaços verdes incríveis, borboletário, viveiro de aves e diversos exemplares de flora amazônica.

 


11 – Bosque Rodrigues Alves
Também conhecido como Jardim Zoobotânico da Amazônia, é um dos principais cartões-postais de Belém. É um pedaço da Amazônia preservada no coração da cidade, abrigando mais de 10 mil árvores e mais de 400 animais.

 

 

12 – Cinema Olympia
Seu passeio cult precisa incluir um dos cinemas mais antigos em funcionamento no Brasil! O Cine Olympia foi fundado em 1912 e hoje é palco de festivais e exibições de clássicos do cinema.

 

 

13 – Museu do Círio
Como o próprio nome indica, o espaço homenageia a procissão do Círio de Nazaré. Por meio da coleção (de aproximadamente 2 mil peças) é possível conhecer a história da procissão.

 

 

14 – Museu de Arte Sacra
Localizado no antigo Palácio Episcopal, o museu tem cerca de 400 peças sacras (datadas dos séculos XVII ao XX) no acervo e conta com visita guiada gratuita.

 

 

 

Bosque Rodrigues Alves. Fonte: www.belem.pa.gov.br/semma/bosque/

 

Cinema Olympia. Fonte: www.cinemaolympia.com.br/
Estação das Docas.

 

Museu de Arte Sacra. Fonte: www.secult.pa.gov.br/content/museu-de-arte-sacra-mas

 

Restaurantes em Belém do Pará

 

 

15 – Famiglia Sicilia
Ótima opção de gastronomia italiana na capital paraense.

 

 

16 – Remanso do Bosque
Utilizando ingredientes da Amazônia, o restaurante, comandado pelos chefs Felipe e Thiago Castanho, tem ambiente elegante e é uma referência de gastronomia em Belém.

 

 

17 – Point do Açaí
Para ter uma experiência bem paraense com o que eles chamam de açaí de verdade! Lá você pode comer a fruta como os locais comem, acompanhando pratos salgados.

 

 

18 – Sorveteria Cairu
Aquela dica incrível para a sobremesa! O local tem sabores exóticos de frutas da Amazônia (como açaí, cupuaçu, cajá, taperebá) e delícias como tapioca.

 

 

Famiglia Sicilia. Fonte: famigliasicilia.com
Point do Açaí. Fonte: pointdoacai.net
Sorveteria Cairu. Fonte: @sorveteriacairu

 

 

Bares e pubs em Belém do Pará

 

 

19 – Palafita
Ao lado da Igreja da Sé, é uma opção bem legal pra reunir os amigos no deck e curtir o som das bandas que se apresentam por ali.

 

 

20 – Amazon Beer
Localizada na Estação das Docas, é o lugar ideal pra curtir uma boa cerveja artesanal (eles até já ganharam prêmio como a melhor cerveja artesanal do Brasil em 2014!).

 

 

21 – Boteco das Onze Janelas
Localizado na Casa das Onze Janelas, o bar tem uma programação musical bem variada durante a semana (com rock, jazz, blues, MPB e muito mais).

 

 

22 – Studio Pub
Ótima opção pra quem não abre mão de bons drinks.

 

 

23 – Villa Aurora
Pra quem quer pagode e cerveja gelada!

 

 

24 – Old School Gastropub
Se você não abre mão de rock, blues, indie, punk e outros estilos de rock n’ roll, este é o seu lugar. Drinks, cervejas e petiscos completam a experiência.

 

 

25 – Roxy Bar
Ambiente cool, com decoração que faz referência ao cinema e à televisão. Entre um drink e outro, dá para curtir clipes que passam no telão.

 

 

Para completar a experiência, opções de hospedagem muito bem localizadas e cheias de conforto você já tem. Acabaram as desculpas para não explorar cada cantinho de Belém! 😉

 

 

Studio Pub. Fonte: @studiopubbelem

 

Amazon Beer. Fonte: @vpcorrea69⠀
Vila Aurora. Fonte: facebook.com/ovillaeovilla

 

Roxy Bar. Fonte: roxybaroficial