25.01.19 | Escrito por: O Bom de Viajar

Praias com águas cristalinas pelo Brasil

Destinos com águas incríveis para você se sentir no próprio Caribe

Mar transparente de águas cristalinas e diferentes tons de azul, peixinhos, areia fofa… Parece um cenário caribenho, não é mesmo? Acontece que, para a alegria geral dos viajantes, tudo isso pode ser encontrado aqui mesmo, no nosso país.

 

Existem inúmeros destinos com praias de águas cristalinas no Brasil, e a gente garante: eles não devem nada para o Caribe! Muita beleza natural e paisagens de tirar o fôlego estão esperando para serem exploradas.

 

Por isso, fizemos uma lista com destinos maravilhosos de água cristalina e bem azul para você se apaixonar. Vamos nessa?

 

 

 

Caribe brasileiro: confira as melhores praias com águas cristalinas para você aproveitar.

 

Arraial do Cabo (RJ)

 

Pensar em águas incríveis sem falar em Arraial do Cabo é impossível. As paisagens são dignas de Caribe, com um mar tão azul que impressiona. As praias são lindas e bem próximas umas das outras, então dá pra conhecer muitas delas a pé. Algumas praias de destaque que precisam estar na sua trip são Pontal do Atalaia, Praia do Forno e Praia do Farol. São verdadeiros paraísos para desbravar! <3

 

Escadaria de madeira com vegetação na volta que termina na areia da praia com mar ao fundo
Foto por @will1402

 

Duas mulheres suspensas por cabos de escalada em uma rocha com mar ao fundo
Foto por @marcelle.rangel

 

Mulher deitada em uma pedra na frente de uma piscina natural com mar ao fundo
Foto por @velascolais

 

Angra dos Reis (RJ)

 

Mais praias caribenhas no Rio? Temos! Angra dos Reis, a pouco mais de 150km da capital, tem 365 ilhas lindas e de águas clarinhas. A mais famosa é Ilha Grande, que é realmente imperdível. É em Ilha Grande que estão Lopes Mendes (com 3km de areia branca e macia) e Lagoa Azul (perfeita para snorkel). Outra ilha maravilhosa para conhecer em Angra dos Reis é a Ilha de Cataguases. O mar tem uma cor super azul e águas bem calmas, ideal para relaxar.

 

 

Homem no alto de uma pedra com braços abertos olhando o mar
Foto por @luciano_zulu_

 

Foto subaquática, com peixinhos aparecendo no mar e em cima da água um barco com pessoas olhando
Foto por @rob.celis_

 

Foto de um homem dentro do mar com as braços abertos
Foto por @kauepataro

 

 

Paraty (RJ)

 

 

 

É tranquilidade que você quer? Então a Praia do Sono, em Paraty, é pra você. O mar azul encantador e a natureza exuberante tornam o lugar realmente paradisíaco. Além de curtir a beleza da Praia do Sono, há trilhas e cachoeiras incríveis na região, e a partir delas você pode chegar a outras praias bacanas, como a Praia de Antigos, Praia de Ponta Negra, entre outras.

Mulher de costas, com braços para cima, dentro de mar com água cristalina aparecendo os rochedos submersos
Praia do Sono por @thaynalisboaa


Natal (RN)

 

É na capital do Rio Grande do Norte que está uma das praias mais lindas e famosas da região: Ponta Negra. Por lá você avista o cartão-postal da cidade – o Morro do Careca – e pode curtir um banho no mar de águas azuis-esverdeadas. A grande vantagem de curtir e se hospedar em Ponta Negra é que, além de ser linda, você também está pertinho de tudo: bares, restaurantes, boates, etc.

 

 

foto tirada de uma duna com camelos caminhando e em primeiro plano um jipe e pessoas
Foto por @dufechine
Mulher deitada em uma rede pendurada dentro da água do mar
Foto por @necessairenamala
Mar com água cristalina e barcos na superfície
Foto por @andyspinelli

 

 

 

 

 

Parrachos de Maracajaú (RN)

 

 

A cerca de 60km de Natal estão as lindíssimas piscinas naturais – conhecidas aqui como parrachos – de Maracajaú. Se você estiver em uma trip pelo Rio Grande do Norte, os parrachos são simplesmente imperdíveis: a água é azul e clara, o visual é de encher os olhos e é possível fazer mergulho livre, snorkel ou simplesmente relaxar em um mar que parece ter saído de uma pintura!

Mulher de lado, sorrindo, dentro de mar com águas cristalinas
Foto por @ingridmouran

 

 

 

 

Ícones relacionados a praia: um caranguejo, uma bóia de flamingo, um barco, um peixe, uma máscara de mergulho e uma bola

 

Jericoacoara (CE)

 

Jericoacoara (ou Jeri) é um destino pra curtir sem pressa. A vibe por lá é deitar nas redes, curtir o balanço do mar e apreciar o pôr do sol que é considerado por muitos um dos mais bonitos do Brasil. As águas são lindas, cristalinas e azulzinhas. Jeri é sucesso! 😍

 

 

Mulher sentada de costas em uma rede dentro dentro do mar
Foto por @nicktoscan

 

 

Maragogi (AL)

 

As famosas piscinas naturais de Maragogi, conhecidas como galés, não poderiam estar de fora dessa lista. Além das águas cristalinas, lá você encontra grande biodiversidade, então é possível fazer snorkel, mergulhar com os peixes e observar a rica vida marinha.

 

Mulher sentada no tronco de um coqueiro com mar ao fundo
Foto por @astrolabio.trip

 

 

 

 Maceió (AL)

 

Você sabia que o apelido de Maceió é Caribe brasileiro? Pois então! Isso já dá uma pista do que você vai encontrar por lá: águas azuis-esverdeadas cristalinas, muito sol e céu azul. É na capital mesmo que está uma das praias mais lindas e badaladas da região: Ponta Verde, localizada em uma região cheia de agito e pertinho de tudo (o que faz dela uma ótima opção para hospedagem). A gente garante: vai ser impossível não se encantar pela areia branquinha, a orla cheia de coqueiros e o mar de cair o queixo. 😉

 

 

 

 

Foto de um coqueiro com uma lancha dentro do mar ao fundo
Foto por @dufechine
Homem deitado em rede dentro da água
Foto por @pitercosta
Mulher sorrindo com plantação de coqueiros ao fundo
Foto por @viccsilva

 

 

Praia do Gunga (AL)

 

 

Ainda em Alagoas, a cerca de 33km ao sul de Maceió, está a Praia do Gunga. Lá você se depara com um mar belíssimo, falésias coloridas e um impressionante coqueiral. A natureza do local é exuberante, de cair o queixo mesmo, e por lá você pode curtir o banho de mar, passeios de buggy ou mesmo um banho na lagoa do Roteiro (uma lagoa de água salgada), que fica bem do ladinho do mar.

Mulher parada de lado em meio a mata de coqueiros
Foto por @nataliaslucas

 

 

 

Porto de Galinhas (PE)

 

 

Localizada na cidade de Ipojuca, Porto de Galinhas tem inúmeras piscinas naturais de águas mornas e cristalinas. Snorkel e mergulho são passeios muito populares por lá, já que a biodiversidade é encantadora. Porém, o destino é bastante procurado, então a dica é (se possível) tentar curtir Porto de Galinhas de segunda a sexta-feira e evitar feriados.

Mulher de olhos fechados e braços abertos boiando em água cristalina com peixes
Foto por @viccsilva

 

 

Fernando de Noronha (PE)

 

É nesse incrível arquipélago que está a praia que já foi eleita pelo TripAdvisor como a melhor do mundo: a badalada Baía do Sancho, com águas cristalinas e inesquecíveis, perfeitas para mergulho e observação da vida marinha. Na região ainda existem outras praias belíssimas para incluir na sua trip, como a Baía dos Porcos, a Praia do Atalaia e a Praia do Leão. Destino dos sonhos, sim ou claro? ❤

 

Mulher de braços abertos boiando em piscina natural com mar e vegetação ao fundo
Foto por @comerrezarviajar

 

Foto subaquática de um homem e uma mulher com máscaras de oxigênio e uma tartaruga
Foto por @mariferridavila

 

Homem sentado em pedra alta observando a vista do mar
Foto por @juniorhaegen

 

 

 

Praia do Espelho (BA)

 

Mulher deitada na areia da praia com mar ao fundo e rochedos em primeiro plano
Foto por @leticiatprado

 

 

Próxima da famosa Trancoso, a Praia do Espelho é um pedacinho do paraíso na Bahia. A orla é cercada por falésias e o mar tem tons de azul e verde encantadores. Por lá você encontra muita tranquilidade, águas cristalinas e tranquilas e uma paisagem rústica para guardar na memória.

 

 

Península de Maraú (BA)

Mais um pedacinho do paraíso localizado na Bahia, a Península de Maraú tem piscinas naturais, diversos coqueiros, fauna e flora riquíssimas, muita tranquilidade e longas faixas de areia. É amor ao primeiro mergulho! ❤ Durante essa trip é imprescindível fazer snorkel nas piscinas naturais (na Praia de Taipus), você não vai se arrepender.

 

Foto tirada da superfície de mulher embaixo da água
Foto por @taipulodge

 

 

Bombinhas (SC)

 

Bombinhas é o lugar para quem quer curtir mar de águas cristalinas, mas também muito agito. Muito procurada por jovens e famílias, o movimento por lá é grande, mas existe muita natureza preservada e um grande esforço em nome da conservação ambiental. A partir de Bombinhas você pode conhecer outras praias lindas, como a Praia da Sepultura, ou fazer mergulho na Reserva Ecológica Marinha da Ilha do Arvoredo (considerada o melhor local no Sul do Brasil para a prática do esporte).

 

Mulher com braços abertos em cima de rocha e ao fundo duas praias
Foto por @maiararotta

 

 

Governador Celso Ramos (SC)

 

 

 

 

Santa Catarina é conhecida pelas belas praias, e não é à toa. Em Governador Celso Ramos encontramos algumas das mais lindas do Estado, com mar bem transparente e azul. Um grande destaque quando falamos em águas cristalinas é a Praia do Sissial, super tranquila (quase deserta), com mar turquesa e muita vegetação ao redor. Na região também há a Praia de Palmas, a Praia da Armação, a Baía dos Golfinhos e muitas outras praias charmosas que valem a visita.

Foto tirada de uma porta aberta, com mar e praia ao fundo
Foto por @kelcioncorrea

 

 

Já deu pra perceber que você não precisa ir muito longe para curtir destinos paradisíacos, né? Então bora curtir todas as belezas que o nosso Brasil tem a oferecer! 💙

 

 

Texto "modo praia: ativar" e ícone de sol