26.03.19 | Escrito por: O Bom de Viajar

O que fazer em Angra dos Reis

Dicas para aproveitar o melhor do litoral Sul do Rio de Janeiro

Angra dos Reis é um destino perfeito para quem ama o pacote sombra, água fresca e paisagens de tirar o fôlego. São 365 ilhas, duas mil praias espalhadas pelo litoral e mais de 500 anos de história, para você turistar do seu jeito.

 

Passeios ao ar livre, praias, trilhas, monumentos históricos e uma deliciosa gastronomia, Angra tem atrações para todos os tipos de viajantes, tudo isso a apenas 160 km do Rio de Janeiro.

 

Planejando a próxima viagem dos sonhos?

 

Preparamos algumas dicas para você aproveitar o melhor desse paraíso tropical!

 

 

 

 

Angra dos Reis: um paraíso para quem ama natureza e mar!  

 

 

 

O que fazer de dia em Angra dos Reis

 

 

 

Passeios e atividades 

 

– Passeio de escuna


– Passeio de lancha


– Mergulho


– Mountain Bike


– Trekking


– Futevôlei, handbeach, vôlei de praia e futebol (ou o seu esporte de praia favorito!)


– City tour no Centro Histórico

 

Sol, sombra e água fresca também estão liberados!

 

 

 

Ilhas e praias em Angra e região

 

 

Ilha de Cataguases

 

Famoso passeio e bem pertinho de Angra dos Reis, a Ilha de Cataguases é uma das mais belas da Baía da Ilha Grande. Sabe areia branquinha? Por lá, tem de sobra! Para completar o visual impactante, a água cristalina em tons verdes esmeralda deixa tudo com ares de cena de filme! Rodeada de pitangueiras, a praia é perfeita para quem viaja com crianças devido às águas calmas.

 

Dica do Bomde: para quem não curte multidões, evite o passeio de escuna, principalmente aos finais de semana, quando a Ilha de Cataguases fica lotada.  

 

Ilhas Botinas

 

Perfeitas para a prática de mergulho, as Ilhas Botinas (também chamadas de Ilhas Irmãs ou Ilhas Gêmeas), são um dos cartões-postais de Angra. Considerada uma das mais lindas da região, suas águas são tão clarinhas que é possível observar o fundo do mar por até 10 metros de profundidade. Não esqueça do snorkel!

 

Curiosidade: a ilha tem este nome devido ao seu formato.

 

Ilha Grande

 

Ilha Grande é a maior ilha da Baía de Angra dos Reis, alcançados após cerca de uma hora de viagem de barco. Entre as principais praias, estão a linda Lopes Mendes, super procurada para mergulho. Para ter uma vista completa da ilha, os passeios de escuna são perfeitos.  

 

Ilha Cataguases por @patipettene

 

Ilhas Botinas por @gabrielribeirov

 

Ilha Grande por @fvatour

 

 

Lagoa Azul

 

Com nome inspirado no clássico filme dos anos 80 Lagoa Azul, a piscina natural fica entre duas ilhotas, na região histórica de Freguesia de Santana, um dos pontos turísticos mais famosos de Ilha Grande.

 

Ilha da Gipóia

 

Uma das mais procuradas pelos visitantes de Angra dos Reis e segunda maior ilha da região, a Ilha da Gipóia tem infraestrutura com excelentes bares, restaurantes e quiosques. Da Praia das Flechas, se tem uma bela vista das Ilhas Botinas, Ilha Grande e Praia do Dentista. Não deixe de conhecer a Praia das Amendoeiras, ótima para mergulho, e a Praia Brava, indicada para surfe, nem a pequena e cristalina Praia do Secreto.

 

Praia do Dentista

 

Lanchas, veleiros e iates desfilam aos finais de semana e feriados na badalada Praia do Dentista. É glamour que chama, né? 😉  

 

Ilha da Piedade

 

Com águas tranquilas e um belo visual, que inclui a Igreja da Piedade, a Praia da Piedade é ótima para programas com a família.  

 

Lagoa Azul por @daniellasarahyba

 

Praia do Dentista por @andrebaldner

 

Ilha da Piedade por @carllafernanda

 

 

Trilhas e cachoeiras em Angra dos Reis

 

 

 

Pico do Frade

 

Segundo ponto mais alto de Angra dos Reis, é necessário um guia turístico para chegar ao pico dos seus 1.500 metros de altura. Os principais caminhos começam no Frade e Bananal, podendo levar até 7 horas até o topo. Atenção e cuidado com a mata fechada ao longo do caminho, para não se perder na trilha.

Foto por @celolimma




 

Cachoeira do Bracuí por @brunomartins246

 

Cachoeira do Bracuí

 

Uma caminhada de cerca de 1 hora leva ao topo da cachoeira, que somando suas cinco quedas d’água, chega a 1.100 metros. A vista inacreditável no poço de banho, de frente para o mar da Baía da Ilha Grande, é um verdadeiro presente.

 

Trilha Banqueta – Jussaral

 

Uma caminhada de 2 horas dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com um percurso de dificuldade média, super íngreme, o que exige um certo preparo físico dos visitantes. Mas não desanime, o passeio vale cada esforço.

 

Trilha Perequê – Mambucabinha

 

Apesar de levar cerca de 2 horas para chegar até Morro da Boa Vista, é uma trilha indicada para iniciantes. Do alto, uma vista de tirar o fôlego da junção da Mata Atlântica com o mar de Angra dos Reis.

 

 

Mergulhar em Angra dos Reis

 

Angra dos Reis é um dos melhores destinos para mergulhar no Brasil. A mistura de águas cristalinas com a diversidade da fauna marinha, faz desse paraíso um dos favoritos de turistas e mergulhadores profissionais.

 

 

Trilha Banqueta – Jussaral por @betinhoam

 

Trilha Perequê – Mambucabinha por @pai_do_bento

 

Mergulho em Angra por @orialbarracin

 

 

Passeios históricos em Angra dos Reis

 

Uma das cidades mais antigas do Brasil, caminhar pelas ruas do Centro de Angra dos Reis é uma viagem no tempo. Relíquias arquitetônicas como a Igreja e Convento do Carmo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (uma das primeiras igrejas do país), preservam a memória dos tempos da colonização portuguesa. Outro ponto histórico importante é a Praça Almirante Tamandaré, onde fica o Mercado Redondo, tradicional local de comércio de peixes e frutos do mar.

 

Curiosidade: o nome da cidade é de origem portuguesa, sendo que Angra significa baía, e Reis por ter sido criada no dia de Reis, em 06 de Janeiro de 1.502.

 

 

 

Outras atrações em Angra dos Reis

 

– Convento São Bernardino de Sena


– Igreja da Piedade


– Igreja de Nossa Senhora dos Remédios


– Mercado Municipal


– Praia do Arrecife


– Praia do Secreto fica (Ilha de Gipóia)


– Praia da Figueira

 

 

O que fazer à noite em Angra dos Reis

 

 

A programação noturna em Angra dos Reis é feita de ótimos bares e restaurantes. E para facilitar, selecionamos algumas dicas gastronômicas mais bacanas da cidade.

 

 

 

 

Restaurante Samburá (frutos do mar)


Conversa Fiada Botequim (frutos do mar)


Restaurante Pé na Areia (frutos do mar)


Mistura Clássica (cerveja artesanal)


OldRepublic (hamburgueria)


Pizzaria e Restaurante Casa da Maria Amélia (pizza e comida brasileira)


Casa da Picanha (comida brasileira)


Sam Restaurante Árabe (comida árabe)

 

 

 

 

E aí, já deu para imaginar que essa viagem vai ser incrível, não é mesmo? <3

 

 

A gente tem certeza que sim!