30.10.19 | Escrito por: O Bom de Viajar

Guia Barra da Tijuca de boa viagem

As atrações do bairro mais cosmopolita e surpreendente da Zona Oeste do Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca vai muito além dos condomínios luxuosos e shoppings modernos. O bairro conhecido por ser point de celebridades, esportistas e dos mais hypados oferece atrações incríveis para todos os gostos. 

 

Praias, trilhas, parques, museus, ilhotas… Tudo isso junto e misturado com boa gastronomia, arte e gente bonita. 🌴

 

Bora conferir todas as possibilidades de um dos lugares mais sofisticados, versáteis e surpreendentes da Zona Oeste do Rio do Janeiro.

 

 

Foto aérea do bairro da Barra da Tijuca com o texto "Guia Barra da Tijuca de boa viagem".

 

Barra da Tijuca: ecoturismo, arte, gastronomia e badalação em um dos bairros mais modernos da Cidade Maravilhosa. 

 

 

 

Praias na Barra da Tijuca

 

 

Praia da Joatinga entre os bairros São Conrado e Barra da Tijuca, com apenas 300 metros de extensão, a pequena Praia da Joatinga é descolada e costuma lotar aos finais de semana, principalmente no verão. 

 

#Dica do Bomde: antes de se jogar nesse rolê super concorrido e exclusivo, vale conferir as condições da maré. Em caso de maré alta, a praia fica inacessível.😉

 

Praia do Pepê mais frequentada por moradores da Barra, a Praia do Pepê é point de celebridades, esportistas e da galera mais jovem.

 

Praia da Barra da Tijuca maior praia do Rio de Janeiro em extensão (com 18 km), também é a principal do bairro da Barra (inclusive com o mesmo nome). Com infraestrutura completa para lazer, a Praia da Barra da Tijuca tem bares, restaurantes e quiosques, além de shoppings e até um autódromo. Futebol de areia, futevôlei, windsurf e flysurf são algumas das atividades preferidas dos habitués. Também é aqui que fica o Parque Marapendi, uma área de preservação ambiental linda, cheias de atrações.

 

 

Foto da praia da Joatinga
@baldacconi – Praia da Joatinga

 

Foto do calçadão da Praia do Pepê
@praiadabarra – Praia do Pepê

 

Foto da beira da praia da Barra da Tijuca
@raoly – Praia da Barra da Tijuca

 

 

Recreio dos Bandeirantes frequentada por surfistas, a praia é conhecida por receber muitos torneios internacionais de surfe e bodyboard. No final dela até a Pedra de Itapuã fica a Praia do Pontal. 

 

Praia de Grumari localizada na reserva ambiental do Grumari, a praia é cercada por morros, costões rochosos e muita natureza. Também é no Grumari onde fica a praia de nudismo Abricó.

 

Praia da Macumba popularmente conhecida como Praia da Macumba, a Praia do Pontal de Sernambetiba tem ciclovia, quiosques e um calçadão arborizado, considerada uma das melhores para quem deseja aprender surfe.

 

 

Foto da praia Recreio dos Bandeirantes com um siri em frente a câmera.
@regis.22.p.antunes – Recreio dos Bandeirantes

 

Foto aérea da Praia de Grumari
@gustavolucasas – Praia de Grumari

 

Foto menina surfando na Praia da Macumba
@majufreitass – Praia da Macumba

 

 

Prainha com 700 metros de extensão e belezas naturais, uma caminhada de aproximadamente 20 minutos leva até um mirante com uma vista incrível das praias da Zona Oeste do Rio. O espetáculo fica por conta do pôr do sol atrás das montanhas.

 

Secreto entre a Praia da Macumba e a Prainha, fica esse pequeno recanto ainda pouco conhecido, inclusive pelos cariocas. Entre a montanha e uma rocha larga e estreita, uma espécie de quebra-mar forma a piscina natural conhecida como Praia do Secreto. O local só pode ser visitado com a maré baixa. O acesso pode ser feito pelas pedras a partir da Praia da Macumba ou subindo a estrada que liga Macumba e Prainha, por uma trilha com descida bem íngreme. Um passeio que requer bastante atenção. 😉

 

Praia da Barra de Guaratiba com mar calmo e ótimo para banho, a praia tem bons restaurantes especializados em frutos do mar.

 

 

Foto da beira da Prainha
@_mariosx_2018 – Prainha

 

Foto aérea da Praia do Secreto
@natan_fjv_ – Praia do Secreto

 

Foto da beira da Praia da Barra de Guaratiba
@renanlima_out – Praia da Barra de Guaratiba

 

 

 

 

Praias selvagens

 

Para quem tem espírito aventureiro, a Barra da Tijuca tem lindas praias selvagens, mais afastadas da orla urbana. As praias do Meio, Funda, Inferno e Perigoso são acessíveis por uma trilha considerada moderada que começa na Rua Parlon Siqueira, uma viela no alto do Morro da Barra de Guaratiba. A recomendação é que o passeio seja feito em grupo e sempre acompanhado de alguém que conheça a região.

Fotos das praias selvagens



 

 

Ecoturismo e passeios imperdíveis na Barra da Tijuca

 

 

Lagoa de Marapendi

 

O projeto Expedição Barra realiza passeios pela Lagoa de Marapendi. O tour de balsa tem duração média de duas horas com paisagens encantadoras em meio à natureza.

 

 

Reserva de Marapendi

 

Área de preservação ambiental, o Parque Natural Municipal de Marapendi tem trilhas, a Lagoa de Marapendi, playgrounds e áreas para piquenique, além de vegetação de restinga, manguezal e muitos animais. 

 

 

Sítio Burle Marx

 

Antiga residência de Roberto Burle Marx na Barra de Guaratiba, por lá você pode conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do paisagista, arquiteto e artista plástico. Espaços como o ateliê de pintura, o salão de pedras e suas coleções de plantas são algumas das atrações. Para conhecer o Sítio Burle Marx é necessário agendar a visita.

 

 

Foto da lagoa ao pôr-do-sol
@reinaldo_lavi – Lagoa de Marapendi

 

Foto de uma trilha com árvores da Reserva de Marapendi
@claudiarj – Reserva de Marapendi

 

Foto da fachada do Sítio Burle Marx
@kocaciklioglu – Sítio Burle Marx

 

 

Ilha da Gigóia

 

Quem quiser fazer um passeio diferente e cheio de charme, pode incluir na rota a Ilha da Gigóia. Escondidinha no meio da Barra da Tijuca, a ilha tem lojinhas, bares e restaurantes. A região faz parte do arquipélago de 10 ilhotas entre as lagoas Marapendi, Tijuca e Jacarepaguá. O acesso à Gigóia é feito de chalana, que sai próximo da estação de metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

 

 

Ilhas Tijucas

 

Ainda desconhecida da maioria dos turistas e moradores do Rio, o arquipélago é um verdadeiro refúgio em plena Cidade Maravilhosa. Entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a cerca de 2 km do canal de Joatinga, as Ilhas Tijucas têm um visual incrível e são um dos points favoritos dos praticantes de stand up. Passeios de barcos e mergulho também são algumas das atividades entre águas cristalinas e paredões rochosos. Três ilhas fazem parte do arquipélago das Tijucas: a Ilha do Meio, Alfavaca e Pontuda. Um passeio e tanto!

 

 

Bosque da Barra

 

Um refúgio verde de 50 hectares, o Parque Natural Municipal Bosque da Barra é perfeito para relaxar e curtir com as crianças. Com pista para esportes ao ar livre como caminhadas e corridas, o local também é ótimo para fazer piquenique. 

 

 

@goulartnath – Ilha da Gigóia

 

@luizgama_ – Ilhas Tijucas

 

Foto de um caminho entre as árvores do Bosque da Barra
@fmiranda75 – Bosque da Barra

 

 

Parque Natural Municipal da Prainha

 

Belezas e encantos da Mata Atlântica, o parque tem fauna diversificada, trilhas, mirantes (entre eles o do Caeté) e paisagens selvagens maravilhosas em área de 147 hectares. 

 

 

Casa do Remo

 

Parada obrigatória aos amantes e praticantes de stand up paddle, a Casa do Remo fica na beira do canal do mangue na Barra da Guaratiba. O local oferece serviço de aluguel de pranchas e também para guardar equipamentos, além de um bar e lounge para relaxar entre os passeios. Passeio que mistura praia, restinga, mangues e muitos encantos naturais. 

 

 

Pedra Bonita

 

Local de pura emoção e adrenalina, a Pedra Bonita é o local onde os pilotos de asa delta saltam com seus passageiros para um voo com vista de tirar o fôlego até a Praia do Pepino, ponto de aterrissagem. A rampa fica localizada 520 metros de altitude, voltada para o bairro São Conrado. Prepare-se para as selfies mais incríveis da viagem.

 

 

@marillise_ribeiro – Parque Natural Municipal da Prainha

 

@tiffanycristia – Casa do Remo

 

@rodrigorogick – Pedra bonita

 

 

 

 

 

Parque Nacional da Tijuca

 

O Parque da Tijuca recebe por ano mais de dois milhões de visitantes de todas as partes do mundo. Montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas são as atrações do local. Entre as trilhas mais concorridas, o caminho para a Pedra da Gávea leva a um dos mirantes mais lindos da cidade, com uma vista inesquecível do Rio de Janeiro.

 

Homem olhando para uma cachoeira do Parque
@beethovennorberto – Parque Nacional da Tijuca

 

 

 

 

 

 

 

Atrações culturais na Barra da Tijuca

 

 

Fundação Cidade das Artes

 

A Cidade das Artes é um complexo cultural em um belíssimo prédio, um dos mais importantes e completos espaços de arte no Rio de Janeiro. Teatro, dança, música, artes plástica e outras manifestações artísticas estão na programação da casa.

 

 

Museu Casa do Pontal

 

O acervo do Museu Casa do Pontal é o resultado de 40 anos de pesquisas e viagens do designer francês Jacques Van de Beuque no Brasil. Localizado em um sítio com cinco mil metros quadrados, o local tem obras que representam diferentes culturas brasileiras. 

 

 

TNT Arte Galeria

 

A galeria possui grande acervo com mostra permanente, além de promover exposições temporárias e leilões de arte.

 

 

Menino interagindo com luzes de uma arte da exposição
@bu_andrade – Fundação Cidade das Artes

 

Menino olhando artes pelo vidro do Museu
@museucasadopontal – Museu Casa do Pontal

 

Quadros expostos nas paredes da Galeria
@thaisalexandre – TNT Arte Galeria

 

Onde comer (e beber) na Barra da Tijuca

 

 

Para os viajantes que curtem boa gastronomia, a Avenida Érico Veríssimo é o paraíso dos restaurantes mais renomados da Barra da Tijuca. E para quem busca dicas do que fazer à noite, os bares mais descolados do bairro ficam na Rua Olegário Maciel.

 

 

 

Gastronomia na Érico Veríssimo

 

Paris 6 – famoso restaurante temático com bistrô inspirado em Paris.

 

Mr Lenha Pizzaria e Restaurante – pra quem é de pizza.

 

Gero+Trattoria – comida italiana para os fãs da culinária da nonna.

 

Green Station Barra da Tijuca – comidinhas saudáveis e cheias de sabor.

 

Gif de fotos dos restaurantes citados anteriormente

 

 

Gastronomia na Olegário Maciel

 

.Org Bistrô – deliciosos e descolados pratos orgânicos e vegetarianos.

 

R21 Bar & Restaurante – gastrobar com comida brasileira e ótimas carnes.

 

Guacamole Cocina Mexicana – comida mexicana e bons drinks.

 

Bar do Elias – petiscos e pratos árabes.

 

Brewteco Barra – velho e bom boteco não pode faltar, né não? comidinha carioca e cervejas artesanais.

 

 

Gif de pratos dos restaurantes citados

 

Gastronomia na praia

 

E para almoçar com o pé na areia, a orla da Praia do Pepê é perfeita. E entre as opções, o Clássico Beach Club, K08 Club e a famosa Barraca do Pepê.

 

 

@avnerposner – Clássico Beach Club

 

Foto de uma menina com o prato de salada do bar
@nanatiteixeira – K08 Club

 

Foto da cerveja servida no bar
@nilson_frasson_junior – Barraca do Pepê

 

 

Baladas na Barra da Tijuca

 

 

Vitrinni Lounge Beer – eletrônica e sertanejo.

 

All In – funk e pop.

 

Bla Blá Champanheria – pop e eletrônica.

 

 

Foto da pista de dança com banda tocando ao vivo
@vitrinni_oficial – Vitrinni Lounge Beer

 

Foto da pista de dança com dj toicando
@boate_allin – All In

 

Taças e Champagne da marca
@blablachampanheria – Bla Blá Champanheria

Onde comprar na Barra da Tijuca

 

 

Shopping Downtown

 

Com vibe de cidade turística, o Downtown é um grande shopping a céu aberto, com lojas entre calçadas arborizadas. O local tem excelentes opções gastronômicas entre bares e restaurantes, além de cinema.

 

Feira da Praça do Ó

 

Tradicional feira livre da Barra da Tijuca, todos os domingos próximo ao Posto 3 na Praça São Perpétuo, reúne artesanatos e barracas com as mais diversos produtos e gastronomia.

 

+ Shoppings 

 

VillageMall

Barra Garden Shopping

– New York City Center

 

Foto da fachada do shopping e também da feira

 

 

 

 

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

 

 

 

O LSH Lifestyle Hotel está localizado em dos melhores pontos da Barra da Tijuca, de frente para o mar e com vista para a famosa Pedra da Gávea. Com excelente estrutura e alto padrão, o hotel oferece muito conforto e sofisticação para dias incríveis na Cidade Maravilhosa. Spa, piscinas particulares disponível em algumas categorias de quarto, estacionamento com manobrista e gastronomia do conceituado Esplanada Grill são alguns dos serviços do hotel. Sem dúvidas, uma das melhores opções de hospedagem na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

E para quem quiser mais opções de hotéis no Rio, pode conferir aqui.

Fotos do quarto do hotel

 

 

Pronto! Agora você já tem um guia completo para aproveitar o melhor da Barra da Tijuca. 😉

 

O Rio de Janeiro te espera para uma viagem inesquecível. 🌴