13.02.20 | Escrito por: O Bom de Viajar

O Rio não é só praia

Um guia especial para quem busca uma trip diferente pela Cidade Maravilhosa

Nem só de lindas praias, mate gelado e Biscoito Globo (leia-se bixcoito 😜) se vive em uma  viagem pelo Rio de Janeiro. É claro que nós AMAMOS essa combinação super carioca, mas a cidade do Rio vai muito além disso, com diversas opções de passeios culturais, locais históricos, boa gastronomia e trilhas com vistas de tirar o fôlego para incluir no roteiro.

 

Para ajudar você a montar um guia bem variado e digno de ser compartilhado com os amigos para a próxima trip pela Cidade Maravilhosa, fizemos uma seleção de passeios e lugares imperdíveis para curtir por lá!

 

Bora conferir todas as #DicasdoBomde? Vem que vai ser bom!

 

 

 

Partiu explorar a Cidade Maravilhosa além das praias!

 

 

 

 

Para aproveitar ao ar livre

 

 

Escadaria Selarón


A escadaria mais colorida e famosa do Rio de Janeiro é disputada, então vale se programar e chegar cedinho por lá para garantir a foto perfeita!

Localizada no bairro Santa Teresa, a escadaria com 215 degraus tornou-se ponto turístico após a reforma feita pelo artista plástico chileno Jorge Celarón, que foi o responsável por toda pintura e arte que é vista por lá por centenas de turistas todos os dias. Em 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela prefeitura, oferecendo ao artista o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

 

@helencamilasnt

 

@giovanagiarola

 

@jacksoares92


📌 Onde fica? Rua Joaquim Silva, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20241-110

 

 

 

Parque das Ruínas

 

Saindo da Escadaria Selarón, basta andar 650 metros e você já estará no Parque das Ruínas. O centro cultural já foi a casa de Laurinda Santos Lobo, personalidade da alta sociedade carioca na época, e hoje é um centro cultural com diversas exposições e apresentações.

 

O lugar é parada obrigatória para quem busca fugir do habitual e deseja ter uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Orla e os Arcos da Lapa. 

 

@nissiguti

 

@ramosmariah

 

@jef.moraiis

 

📌 Onde fica?  Rua Murtinho Nobre, 169 e abre de terça a domingo, das 8h às 18h

 

 

Jardim Botânico

 

Um passeio curtindo tudo o que a natureza tem a oferecer no Jardim Botânico do Rio de Janeiro precisa entrar na sua lista de clássicos para visitar. Considerado o maior e principal parque do Brasil, existe há mais de 200 anos e abriga mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo também.

 

📷 #DicadoBomde: não deixe de fazer uma foto no corredor de palmeiras-imperiais, plantadas a mando de D. Pedro II.

 

@clairemilleryoga1969

 

@clairemilleryoga1969

 

@lgniemeyer

 

📌 Onde fica?  Rua Jardim Botânico, 1008, Sul 22460-000

 

 

 

Parque Lage

 

Lugar que já se tornou queridinho de muitos que visitam a cidade, o Parque Lage tem entrada gratuita e reúne o melhor da beleza com história em um palacete do século XX, com arquitetura italiana que conta com uma piscina em seu interior e uma vista incrível para o Cristo Redentor.

 

Se der vontade de aproveitar ainda mais a linda (e Instagramável) vista do lugar, existe a opção de tomar café por ali mesmo e ficar curtindo o tempo passar, ou se organizar e fazer um piquenique nos jardins. Só cuidado para não ter que dividir a comida com os macacos que vivem por ali. 

 

@_brunatostes

 

@sv_cpl

 

@marineira

 

📌 Onde fica? Rua Jardim Botânico, 414

 

 

Arcos da Lapa

 

Para finalizar o dia, a parada obrigatória é em um dos cartões-postais da cidade, os Arcos da Lapa, localizados na zona central do Rio.


O bairro abriga o coração boêmio da cidade, sendo point pra quem busca uma vida noturna agitada, então opções para provar a gastronomia carioca ao som de um bom samba não vão faltar!

 

@julianabentooficial

 

@geiza_pink_

 

@guassarone.pvd

 

📌 Onde fica? Rua Jardim Botânico, 414

 

 

Para respirar cultura

 

 

Museu do Amanhã

 

Para os viajantes que buscam um passeio cultural no Rio de Janeiro e gostam de tecnologia, o Museu do Amanhã já se tornou uma das atrações mais procuradas, reunindo exposições sobre a trajetória do planeta e explorando as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas.

 

Além da arquitetura diferenciada, quem visita o local ainda pode desfrutar da linda vista da Baía de Guanabara. Com tantas atividades que impactam pelos detalhes, vale reservar algumas horas do dia para aproveitar cada atividade do museu.

 

@posalgado

 

@crissfelixx

 

@ftjunio

 

📌 Onde fica? Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

🕗 Horário de funcionamento:Terça a Domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h)

 

 

 

AquaRio

 

Saindo do Museu do Amanhã, é só dar alguns passo e você chegará ao AquaRio, que ganhou o incrível título de maior aquário da América do Sul. Esse já é mais um motivo para você incluir uma visita à revitalizada zona portuário do Rio no roteiro. São 26 mil m² de área construída, 3 mil criaturas e 4,5 milhões de litros de água 😲


🎫 #DicadoBomde: garanta o seu ingresso antecipado para evitar filas e não deixe de passar pelo túnel de acrílico, localizado no andar de baixo, que passa por baixo d’água e vai fazer você se sentir dentro do mar.

 

@yonatan_gomezz

 

@jabierasandobal

 

@denumar

 

📌 Onde fica? Praça Muhammad Ali, Gambôa

🕗 Aberto diariamente, das 10h às 18h (com última entrada às 17h)

 

 

 

Mural Etnias

 

Para os apaixonados por arte urbana, o Mural Etnias fica a 10 minutos de caminhada do Museu do Amanhã e podemos adiantar que a visita vai render lindas e coloridas fotos para postar!

 

O Mural Etnias é um dos maiores murais do mundo e foi feito pelo artista paulistano Kobra, que pintou cinco rostos humanos, cada um representando um indígena de um continente diferente.


📷 #DicadoBomde: o melhor momento para fotos é na parte da manhã, pois à tarde faz sombra por lá.

 

@monigleicia

 

@paola.guedes

 

@liviamouralm

 

📌 Onde fica? Av. Rodrigo Alves, 241 – Gamboa

 

 

 

Instituto Moreira Salles

 

O centro cultural, que leva o nome do seu fundador, apresenta exposições de fotografia, literatura, música e iconografia na sede que já foi residência do falecido banqueiro Walther Moreira Salles e sua família. Com uma programação sempre intensa, em que o próprio Rio de Janeiro com frequência é destaque, é uma ótima opção de passeio para quem busca fugir dos movimentados pontos turísticos.

 

ims.com.br

 

ims.com.br

 

ims.com.br

 

📌 Onde fica? Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

🕗Entrada e estacionamento gratuito

 

 

 

Real Gabinete Português de Literatura

 

Imagine um lugar que encanta em cada detalhe: é bem assim no Real Gabinete Português de Literatura! A biblioteca, que fica no centro da cidade, foi fundada em em 1837, com uma arquitetura belíssima e com um interior que lembra Hogwarts (alô, Potterheads ).


O mais legal é poder conhecer tudo com entrada gratuita!

 

@kellyisnotlost

 

@renancarvalhais

 

@dannielzui

 

📌 Onde fica? R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

 

 

Museu Nacional de Belas Artes

 

Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes abriga mais de 15 mil obras, que representam a mais variada coleção brasileira desde o século 19.


Em um espaço de 17.000 m2, o museu traz a história das artes plásticas no Brasil e também oferece oficinas e atividades especiais à comunidade, que podem ser conferidas no site oficial da instituição.


🎫 #DicadoBomde: aos domingos a entrada é gratuita. 

 

@fbiobn

 

@rosivangonsalves

 

@cohen.xo

 

📌 Onde fica? Avenida Rio Branco, 199, Centro

🕗 Terça a sexta-feira das 10h às 18h | Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h

 

 

 

Museu de Arte Moderna

 

Seguindo o tour pelos museus do Rio, uma caminhada sem pressa pelo Aterro do Flamengo levará você até o Museu de Arte Moderna (MAM).

 

Com uma coleção de mais de 15 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, conta também com uma biblioteca especializada em artes e uma cinemateca com sessões gratuitas, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.

 

@marionstrecker

 

@andretavaresyoga

 

@patriciasalamondedecor

 

📌 Onde fica? Av. Infante Dom Henrique, 85. Parque do Flamengo – Rio de Janeiro

 

 

 

Para curtir uma vista

 

 

Rio Star

 

Para quem ama uma novidade e quer viver experiências diferentes, bem próximo ao Museu do Amanhã e AquaRio fica a recém inaugurada roda-gigante Rio Star com 88 metros de altura, que já ganhou o título de maior da América Latina! Lá de cima a vista é privilegiada, podendo contemplar diversos lugares incríveis do Rio de Janeiro.

 

@diegoandradediego

 

@mwesleyvieira

 

@adriabmelo

 

📌 Onde fica? Av. Rodrigues Alves, 455. Porto Maravilha, Rio de Janeiro – RJ

🕗 Aberta todos os dias, inclusive nos feriados, das 10h às 18h

 

 

 

Pão de Açúcar

 

Podemos afirmar que o Rio de Janeiro continua lindo e visto de cima fica mais maravilhoso ainda! Um passeio imperdível é se aventurar no clássico Bondinho do Pão de Açúcar, que cruza os dois morros: o da Urca e o Pão de Açúcar.


Vale reservar o horário ao entardecer para fazer o passeio, e então é só curtir cada segundo da paisagem incrível.

 

@nmaund

 

@psdisconnected

 

@shootlucshoot

 

📌 Onde fica? Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ

 

 

 

Mureta da Urca

 

Depois de se curtir as alturas no Pão de Açúcar, chegou a hora de relaxar na Mureta da Urca, que é conhecida por ter uma das melhores vistas do Rio de Janeiro. Para entrar no clima carioca, não deixe de provar o famoso pastel do Bar Urca, super famoso na cidade.

 

@brunandrade3

 

@tatiana_dpaula

 

@painandre

 

📌 Onde fica? Av. Portugal, S/N – Urca, Rio de Janeiro – RJ

 

 

 

Pedra do Arpoador

 

Ver o pôr do sol na Pedra do Arpoador, localizada à esquerda da praia de Ipanema, é daqueles clássicos que nunca saem de moda. 

 

Como um lugar na Pedra do Arpoador é bastante disputado ao entardecer, a #DicadoBomde é se programar para chegar no mínimo com 30 minutos de antecedência do horário do pôr do sol.

 

@joelgatto

 

@gabibonat

 

@mendesluisteixeira

 

📌 Onde fica? Av. Francisco Bhering, s/n – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

 

 

 

Vista Chinesa

 

Para se deslumbrar com uma das vistas mais lindas da cidade, a próxima parada é a Vista Chinesa, um mirante de construção oriental com mais de 100 anos, localizado no Floresta da Tijuca. Chegando lá, é só curtir a visão panorâmica do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e do Morro dos Dois Irmãos.

 

@thales10gomes

 

@dv_spark

 

@rodrigoribeiroz

 

📌 Onde fica? Estrada Dona Castorina, s/n, Floresta da Tijuca

 

 

 

Mirante Dona Marta

 

Se você não tem fobia de altura, vai amar a nossa próxima dica de lugar para ter uma vista IMPRESSIONANTE do Rio: o Mirante Dona Marta, que fica a 360 metros de altitude . O Mirante fica no bairro Cosme Velho, na Estrada das Paineiras, dentro do Parque Nacional da Tijuca.

 

@goldendots

 

@elissandrica

 

@evelynmoraezz

 

📌 Onde fica? Estrada  Mirante Dona Marta, S/N – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

 

 

 

Para se aventurar

 

 

Se você tem espírito aventureiro e ama ter contato com a natureza, precisa incluir no roteiro ao menos uma trilha pelo Rio. Ah, e não esqueça do tênis confortável, água e muito repelente!
Listamos aqui as nossas favoritas para você eleger a sua na próxima trip:

 

Pedra Bonita

 

A trilha da Pedra bonita fica localizada no Parque Nacional da Floresta da Tijuca e, para chegar ao seu início, é preciso ir até São Conrado e subir a Estrada das Canoas. O tempo estimado de subida é de 25 a 35 minutos e é indicada para iniciantes.

 

@habitofheart

 

@eubrunolopez

 

@rodrigues.r.reis

 

 

Pedra do Telégrafo

 

Essa é a trilha para quem quer fazer a famosa foto pendurado na pedra, que cria uma ilusão de ótica, como se você estivesse se arriscando a cair no precipício. A pedra fica em um mirante localizado em Barra de Guaratiba e não é aconselhado subir sozinho, então o ideal é contratar um tour guiado.


📷#DicadoBomde: Se você tiver disponibilidade, opte por fazer esse passeio durante a semana, pois a fila para tirar a famosa foto aos finais de semana pode levar até 2 horas.

 

@diegofndes

 

@jvgsampaio

 

@paulaburna

 

 

Parque da Catacumba

 

Com uma trilha de 130 metros de subida, que pode ser percorrida por iniciantes em até 30 minutos, essa trilha é considerada uma das mais acessíveis do Rio.


A recompensa ao chegar no topo é uma vista privilegiada para a Lagoa, Corcovado e Pedra da Gávea.

 

@marcoscmagalhaes

 

@sampietro11

 

@laisaramos

 

 

Com tantas opções do que fazer no Rio de Janeiro já dá vontade de marcar a próxima trip por lá, né?


E para descansar depois dos dias intensos, temos uma dica de hospedagem bem aqui.

 

 

Partiu desbravar o Rio de Janeiro além das praias? 😃